APRENDENDO E BRINCANDO: RELATO DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

Resumo

O presente texto tem como objetivo apresentar a oficina realizada durante uma disciplina do curso de Matemática Licenciatura e que teve como intuito desenvolver atividades lúdicas e didáticas para o ensino de matemática, além de inserir os alunos da graduação em matemática em sala de aula como professores. O projeto de extensão buscou promover uma abordagem mais atrativa para o aprendizado, incentivando o uso da matemática. A proposta consistiu em um circuito de jogos para alunos do 7º ano desenvolvido em uma escola municipal, onde cada atividade visava reforçar conteúdos matemáticos de forma dinâmica e interativa.

O planejamento das atividades envolveu a colaboração dos integrantes, tanto durante as aulas e por meio de encontros e conversas pelo WhatsApp. Com ideias e opiniões compartilhadas, foi possível elaborar atividades de qualidade, capazes de agradar a todos os envolvidos. A escolha do 7º ano se deu pelo desejo de incentivar o uso da matemática em um momento lúdico e proveitoso, abordando tópicos relevantes para essa etapa escolar, como as quatro operações básicas e os números negativos.

Foram selecionados jogos que, além de reforçarem os conteúdos matemáticos, também trabalhassem a coordenação motora e o raciocínio lógico dos alunos. Dentre os jogos escolhidos, destacamos o Bingo, Stop, Jogo da Velha de Tabuada, Pontilhismo, Varal Numérico e Jogos de Tabuleiro.

A atividade do Bingo proporcionou entusiasmo por parte dos alunos, mesmo enfrentando algumas dificuldades nos cálculos básicos. Eles se dedicaram em resolver as expressões nas cartelas, e muitos anteciparam a resolução das operações, demonstrando interesse em vencer o desafio proposto.

No jogo de Stop, os alunos precisavam realizar cálculos mentais rápidos e retomar conceitos já aprendidos, como dobro, triplo, antecessor e sucessor. Todos conseguiram concluir o exercício, e alguns alunos se destacaram pela agilidade nos cálculos.

O jogo da velha com tabuada foi bem recebido pelos alunos. Eles assimilaram rapidamente as regras e se empenharam em realizar os cálculos, reforçando conceitos de multiplicação e desenvolvendo estratégias para vencer o jogo.

Na atividade de Pontilhismo, os alunos enfrentaram certas dificuldades com os conceitos de números negativos, mas, com o apoio das duplas e da equipe do projeto, superaram os obstáculos e concluíram a tarefa com sucesso.

O Varal Numérico proporcionou um momento descontraído, onde os alunos precisaram dispor os números em ordem na reta numérica. Todos se envolveram e concluíram a atividade, e alguns erros foram corrigidos com a autoavaliação do grupo.

Infelizmente, o tempo ficou escasso para concluir os jogos de tabuleiro. Mesmo assim, foi possível observar o nível de dificuldade enfrentado pelos alunos nas operações básicas.

A oficina de circuito de jogos matemáticos para o 7º ano proporcionou uma experiência dinâmica e interativa no ensino de matemática. Através da colaboração de todos, desenvolveu-se atividades lúdicas e didáticas que reforçaram os conteúdos de forma atrativa. Os jogos selecionados promoveram o trabalho em equipe, o raciocínio lógico e a resolução de problemas, ao mesmo tempo em que consolidaram conceitos matemáticos importantes.

Apesar dos desafios enfrentados, como a dificuldade com cálculos básicos e o tempo limitado, a oficina alcançou seus objetivos ao incentivar o uso da matemática. A autoavaliação do grupo contribuiu para identificar áreas de melhoria e reflexões para futuras práticas educacionais.

Publicado
2023-10-23
Seção
Resumo Expandido – Pôster - XVII SESEMAT - 2023