ESTUDOS INICIAIS SOBRE O ENSINO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU: POSSIBILIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM SALA DE AULA

Resumo

Este artigo tem como finalidade apresentar um movimento teórico em que realizaremos uma discussão das teorias que serão mobilizadas para construção e desenvolvimento de uma pesquisa inicial de mestrado profissional, vinculado à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, por meio da seguinte problemática: Quais possibilidades e limitações em desenvolver situações didáticas, com base na Teoria das Situações Didáticas (TSD) em sala de aula, para o ensino de equações do primeiro grau? Para isso, nos apoiaremos nas teorias da Didática da Matemática, para que o aluno possa compreender o estudo de equações polinomiais do 1º grau a partir do pensamento algébrico matemático, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mantendo conexões entre conceitos estudados em sala de aula com aplicações no mundo real. Contudo, para a construção da sequência didática, que será o produto educacional, visto que estamos em um mestrado profissional, utilizaremos a Teoria das Situações Didáticas e, como, procedimento metodológico, tomaremos como a Engenharia Didática, que fornece o passo a passo da criação de situações de aprendizagem. Por fim, para analisar a sequência didática, se resultou ou não, na aprendizagem dos conceitos algébricos, nos apropriaremos da Teoria dos Campos Conceituais que permite avaliar o desenvolvimento cognitivo dos alunos em relação aos conceitos estudados. Essa análise será fundamental para verificar a eficácia da sequência didática proposta e identificar possíveis dificuldades ou desafios enfrentados pelos estudantes e pelo professor ao propor uma sequência didática em sala de aula.

Publicado
2023-10-23
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVII SESEMAT - 2023