SUPERANDO DIFICULDADES: RELATO DE EXPERIÊNCIA E A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Resumo

Durante a participação no Programa de Residência Pedagógica (PRP), vivenciamos uma experiência enriquecedora com uma turma do oitavo ano da Escola Estadual Hércules Maymone. Nesta turma identificamos que alguns estudantes tinham dificuldade na memorização da tabuada ou na organização das contas, o que pode se caracterizar como um dos desafios educacionais que a pandemia da COVID-19 acarretou. No entanto, por meio de uma abordagem pedagógica direcionada e suporte individualizado (viável por conta da presença dos residentes em sala), acreditamos que foi possível auxiliar os estudantes a ultrapassarem estas dificuldades. Em nosso caso, adotamos a seguinte estratégia: reservamos um tempo todas as sextas-feiras para trabalharmos a tabuada com os estudantes. Como eles já conheciam o conceito da multiplicação, soma de fatores iguais, orientamos que praticassem e memorizassem a tabuada do 1 ao 10, elaborassem uma tabela que os auxiliassem no desenvolvimento de suas habilidades em cálculo. Refletindo alguns dos princípios da BNCC, é necessária uma progressão das aprendizagens, mas também, temos a flexibilidade de adaptar as práticas de ensino para atender às necessidades dos estudantes, começando por conceitos básicos passando para cálculos mais complexos, e assim adotamos nossa estratégia. À medida que iam progredindo nos cálculos, aumentávamos os desafios para incluir a multiplicação com números de dois, três e quatro algarismos. Além dessas aulas dedicadas a multiplicação, aproveitávamos outras aulas durante a semana para explorar o conceito de potenciação, inserindo situações-problema e atividades de interpretação para aprofundar a compreensão do conceito de multiplicação. O suporte individualizado possibilitou identificar dificuldades e necessidades específicas, bem como trabalhar com cada estudante de forma a atender a estas com orientações personalizadas. Esse suporte foi possível devido a colaboração entre os residentes e o professor preceptor. A presença de vários professores em sala favoreceu o suporte individualizado aos estudantes, e, com isso, oferecemos ajuda direcionada, contribuindo para um ambiente acolhedor e propício para a aprendizagem. Observamos não apenas melhorias na multiplicação, mas também aumento na confiança e motivação dos estudantes para enfrentar os desafios matemáticos dos quais antes haviam dificuldades. Esse relato de experiência mostra a importância da imersão do licenciando nas práticas pedagógicas da escola, como proposto pelo PRP. Essa colaboração entre professores e residentes possibilitou a atenção individualizada aos estudantes de forma a abranger toda a turma, bem como contribuiu com a formação do licenciando. O PRP promove possibilidades de experiência, aprendizado e crescimento profissional para os residentes, pois estão inseridos no cotidiano da escola colocando a teoria em prática. Essa parceria entre professor e residentes gerou um ambiente inclusivo onde todos os estudantes foram reconhecidos e apoiados em sua evolução. A participação na Residência Pedagógica nos proporcionou vivenciar os efeitos positivos de uma abordagem pedagógica personalizada e apoio individualizado no percurso educacional dos estudantes. A superação das dificuldades em matemática vai além de simples técnicas e fórmulas, requerendo um ambiente de aprendizagem acolhedor e motivador, no qual os estudantes se sintam confiantes para explorar e aprimorar suas habilidades matemáticas.

Publicado
2023-10-23
Seção
Resumo Expandido – Pôster - XVII SESEMAT - 2023