PENSAMENTO ALGÉBRICO: A VISÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DE UM GRUPO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS

  • Jocelei Miranda da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de São Carlos

Resumo

O trabalho intenciona apresentar uma experiência de formação continuada com professoras alfabetizadoras, em um grupo de estudos de natureza colaborativa, com foco no desenvolvimento do pensamento algébrico. As partícipes atuavam, quando do momento da pesquisa de mestrado acadêmico do primeiro autor, em uma escola pública da rede municipal de uma cidade do interior do estado de Mato Grosso do Sul (MS) em turmas de 1º ao 3º ano. Para este texto, objetivamos apresentar o primeiro episódio formativo do grupo Algebrar que primou por analisar a ampliação da visão teórico-metodológica das professoras e suas implicações para a prática visando contemplar atributos do pensamento algébrico. Devido ao momento pandêmico atravessado durante os anos de 2020 e 2021, as interações ocorreram via google meet. Os encontros abordaram, na perspectiva crítica, aspectos da BNCC e do currículo local, o que resultou em estudos coletivos, análises de práticas, organização do trabalho pedagógico na perspectiva da resolução de problemas e na elaboração de tarefas para as crianças.

Biografia do Autor

Jocelei Miranda da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Fedeal de Mato Grosso do Sul. Licenciado em Ciências - Matemática pelo Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Docente das redes pública e privada de Campo Grande - MS. Integrante do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente. 

Publicado
2023-10-24
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVII SESEMAT - 2023