O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO INCLUSIVO DA GEOMETRIA

Resumo

Nas últimas décadas o discurso e ações inclusivas tornaram-se mais prevalentes no ambiente educacional. Ferramentas tecnológicas têm sido amplamente debatidas, e mostraram-se indispensáveis em um ambiente escolar diverso e inclusivo. O presente trabalho tem como objetivo pesquisar contribuições do Software GeoGebra nas aulas de Matemática direcionadas ao estudo de geometria, a qual é uma área do conhecimento que apresenta inúmeros desafios, em particular para os estudantes com deficiência. A visualização do conteúdo, permite uma assimilação mais eficaz dos conceitos abordados e o software GeoGebra pode ser uma perfeita ferramenta para esta finalidade, pois se trata de um software livre e de fácil manuseio, que combina recursos de álgebra, geometria e cálculo. O aplicativo permite que os alunos montem gráficos, tabelas, planilhas, objetos geométricos e funções matemáticas em tempo real, ampliando sua compreensão sobre todo conteúdo. Além disso, o software também possui recursos visuais e uma variedade de ferramentas que dinamizam e enriquecem o processo de ensino, permitindo aos alunos surdos uma experiência educativa mais interativa e acessível, que possibilita ao docente construir visualmente a teoria aplicada. Nesse sentido, o GeoGebra tem se mostrado como uma ferramenta poderosa para tornar o ensino da geometria mais acessível, significativo para todos os estudantes e para promover uma aula inclusiva. Para o professor, é importante conhecer e utilizar tais tecnologias, pois ajuda a desenvolver habilidades, competências e contribui para o alcance de resultados expressivos. Portanto, o uso do software, junto a adaptação das aulas, pode fazer a diferença na inclusão de todos os estudantes em um ambiente educacional verdadeiramente igualitário.

Publicado
2023-10-25
Seção
Resumo Expandido – Pôster - XVII SESEMAT - 2023