UMA DISCUSSÃO SOBRE DESIGUALDADE ECONÔMICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Resumo

A desigualdade econômica é um problema social que nos acompanha enquanto sociedade há muito tempo. Esse tipo de desigualdade é mais comumente associada à questões de assimetrias, no modo em que riquezas são e estão distribuídas na sociedade, como se constituem as conhecidas “classes sociais”. Entretanto, a desigualdade econômica não é somente isso, visto que seus efeitos e dinâmicas afetam vários outros contextos e dinâmicas do nosso corpo social. Segundo Kerstenetzky (2021) “A desigualdade econômica, a depender de sua intensidade, é causa direta de problemas sociais, políticos e até mesmo econômicos. Nesse caso, ela é objeto de preocupação na medida em que consideramos esses problemas importantes por si mesmos”. E por esse motivo, acreditamos que esse tipo de desigualdade deve ser pauta de discussões dentro e fora da Educação Matemática, pois mesmo que não estamos diretamente interessados ou preocupados com a economia em si, devemos levar em consideração todas as outras complicações e problemas que advém ou que é consequência dessa questão social. Logo, temos como proposta e cenário de pesquisa, produzir rodas de conversas e de produções com graduandos de Licenciatura em Matemática da UFMS, campus de Campo Grande. Nossa ideia é trazer para esses encontros convites e possibilidades a partir de atividades baseadas em categorias do cotidiano, em específico com a desigualdade econômica. Estas serão elaboradas a partir de imagens que “escancaram” desigualdades, com discussões e problematizações com o salário mínimo, a meritocracia, entre outras questões que consideramos que fazem parte desse problema chamado desigualdade econômica. Nossa análise dos processos de produção de significados nos encontros será apoiada na teorização do Modelo dos Campos Semânticos (MCS), que foi primeiramente apresentado por Romulo Campos Lins, em sua tese de doutorado. Segundo Lins (2022), o Modelo dos Campos Semânticos se constitui como um quadro teórico, um modo de ler processos de “produção de significado, em relação a um núcleo, no interior de uma atividade”. Junto aos pressupostos do MCS, nosso movimento de pesquisa será o de produzir conhecimentos e significados em atravessamentos e afetos com alunos de Licenciatura em Matemática, em discussões, problematizações e produções com desigualdades econômicas. Além disso, nosso movimento político de pesquisa é o de convidar e oferecer para esses alunos, uma oportunidade de produzir (inventar) educações matemáticas em complexidades de nossa contemporaneidade.

Publicado
2023-10-25
Seção
Resumo Expandido – Pôster - XVII SESEMAT - 2023