REVISÃO PARA A PROVA: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Resumo
Neste texto relato uma experiência vivenciada no Programa de Residência Pedagógica, no Centro Estadual de Educação Hércules Maymone, ocorrida nos dias 16 e 20 de junho de 2023, onde ministrei aulas de revisão das provas bimestrais do 8° ano D, 9° ano C, 9° ano D e 9° ano E. O conteúdo desenvolvido no 8° ano D foi raiz quadrada, equações com uma e duas variáveis e expressões matemáticas e para os 9° anos foi desenvolvido equação de segundo grau e conceitos iniciais sobre plano cartesiano. Para o 8° ano a aula foi planejada para explicar sobre os conceitos de raiz quadrada por uma visão geométrica, com o auxílio do software área builder. Esse recurso auxilia na compreensão dos alunos no momento da construção do quadrado perfeito. A ideia foi fazer eles montarem um quadrado perfeito com as áreas de 4, 9, 16, 36 e 49, logo em seguida aplicarem raiz quadrada na área do quadrado para descobrir o valor de seus lados. Alguns deles se perderam em meio ao que foi proposto para ser feito, mas depois de um tempo eles começaram a entender a proposta da atividade e desenvolveram bem o conteúdo. Após acabar a aula, colocaram na folha que estavam registrando os conteúdos, um conceito mais elaborado sobre seus conhecimentos sobre o que é raiz quadrada. No mesmo dia, com as turmas dos 9° anos, foi trabalhado uma revisão sobre equação de 2° grau, com explicação de alguns conceitos de plano cartesiano, foi desenvolvida duas questões da prova bimestral com alteração de valores das questões. Uma era destinada à resolução de uma equação do 2° grau e a outra os alunos deveriam marcar a alternativa que se aplicava melhor como resposta para o enunciado da questão, ela pedia para selecionar em que caso ocorre apenas uma raiz real em uma equação quadrática. A explicação foi de maneira bem didática, com o auxílio em linguagem matemática e foi trabalhado a compreensão do sinal do delta. Foi retomado o estudo sobre os eixos x e y do plano cartesiano e apesar de alguns dos alunos terem um leve entendimento sobre o plano cartesiano, foi importante, pois eles irão precisar para fazer a representação gráfica no estudo da função do 2° grau. Continuando a revisão na semana seguinte, os estudantes do 8º ano e os do 9º ano estavam mostrando muita dificuldade principalmente na interpretação das atividades. Nas atividades de expressões, com duas variáveis, os alunos do 8° ano estagnaram nos exercícios e não conseguiram prosseguir mesmo com o auxílio dos professores. Buscamos suscitar discussões nas atividades de revisão e também inserimos recursos, para favorecer a aprendizagem (BITTAR, 2015) como o software Geogebra com as turmas dos 9° anos buscando melhorar a compreensão dos estudantes. Um ponto a se destacar nesta experiência é a importância do trabalho do professor no planejamento de suas atividades principalmente quando está trabalhando com turmas com muita dificuldade, como nas deste relato. Muito do que foi apresentado é fruto dos dois anos de pandemia, em que vários estudantes ficaram sem aulas e como muitos não tinham acesso a internet ficaram também sem poder assistir às gravações e utilizar diversos recursos que as escolas disponibilizaram.