MULTICULTURALISMO E LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES HISTÓRICAS E CULTURAIS DOS POVOS INDÍGENAS
Resumo
Guiado pela questão de pesquisa: como se dão as representações históricas e culturais dos povos indígenas nos livros didáticos de matemática?, este trabalho teve como objetivo fazer uma análise das imagens que constavam na coletânea de livros de matemática mais distribuída nas escolas públicas estaduais do município de Dourados-MS. Baseado nas teorizações pós-críticas do currículo, nossos argumentos apoiam-se em elementos dos Estudos Culturais e do Multiculturalismo (Silva, 2005), abarcando ainda conceitos como a alteridade (Duschatzky; Skliar, 2001) e as relações de poder na perspectiva de Silva (2005) e Foucault (2011, 2021). Nosso referencial metodológico tem inspiração na cartografia proposta por Passos, Kastrup e Escóssia (2009). Como material empírico, tomamos a coleção ‘Matemática Realidade & Tecnologia’. A análise dos dados apontou que a cultura e a história dos povos indígenas foram representadas de forma folclórica e descolada da realidade. Conclui-se que as representações dos povos indígenas evidenciam as diferenças, trazendo de forma branda aspectos culturais e históricos, ao mesmo tempo que não mostra as disputas cotidianas destes, evidenciando assim que as relações de poder perpassam aspectos sócias, onde através de uma das vertentes do currículo, que é o livro didático, contribuem para a constituição de um discurso idealizado dos povos indígenas.