A TECNOLOGIA E O ENSINO DA MATEMÁTICA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA INDÍGENA

  • Otamir Souza Souza da Silva Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Angelina Vicente
  • Antonio Sales Professor Doutor da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, Professor em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

O presente Artigo “A tecnologia e o ensino da matemática no 4º Ano do ensino fundamental de uma escola indígena” pretende averiguar e analisar o uso das tecnologias educacionais na Escola Municipal Indígena 31 de Março-Polo, localizada na Aldeia Brejão no município de Nioaque-MS, observando a prática pedagógica do professor titular que leciona a disciplina de matemática, bem como as possibilidades do uso das tecnologias educacionais no seu fazer pedagógico. Neste sentido, este trabalho busca compreender por meio de pesquisa bibliográfica, observações, entrevista, aplicação de questionário com o objetivo de analisar as expectativas dos alunos e do professor quanto à utilização das novas tecnologias educacionais e as contribuições que essas ferramentas tecnológicas podem proporcionar ao ensino da matemática, numa perspectiva da educação centrada no aluno, ou seja, contribuir para que o aluno pense, crie, questione e construa novos conhecimentos a partir das estratégias didáticas orientada pelo professor.

Biografia do Autor

Otamir Souza Souza da Silva, Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Angelina Vicente

Formado em Pedagogia, Licenciatura Plena, pela UFMS-Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Aluno Regular do Mestrado Profissional em Educação da UEMS-Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Campo Grande

Diretor da Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Angelina Vicente, Aldeia Brejão, Nioaque-MS

Professor Indígena de Etnia Terena.

Referências

BOGDAN, Roberto C. & BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação. Portugal: Porto Editora Ltda, 1994.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Senado, 2007.

LUCKESI, C. Carlos. Independência e inovação em Tecnologia Educacional: ação-reflexão. Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, 1986.

LÜDKE, Menga & ANDRÉ, Marli. Pesquisa Em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

MARTINS, Joel. Estudos sobre Existencialismo, Fenomenologia e Educação / Joel Martins, Maria Aparecida Viggiani Bicudo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2006.

PEIRCE, Charles Sanders. Escritos coligidos; 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

POCHO, Cláudia Lopes. Tecnologia Educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

Publicado
2016-12-07
Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021