UMA HISTÓRIA SOBRE A CRIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS COM HABILITAÇÃO EM MATEMÁTICA DE CASSILÂNDIA – MS

  • Tatiana Rozalia Guedes UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

Resumo

Em março de 2016, ingressei no Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, oferecido pela UFMS de Campo Grande – MS, passando a fazer parte do grupo de pesquisa HEMEP (História da Educação Matemática em Pesquisa) que tem como um dos objetivos “contribuir com o mapeamento da formação e atuação de Professores de Matemática no Estado de Mato Grosso do Sul”. Esta ação do Grupo HEMEP, está diretamente ligada ao projeto “Mapeamento da formação e atuação de professores no Brasil” do GHOEM (Grupo de História Oral e Educação Matemática). O grupo HEMEP atua em três linhas de pesquisa: aspectos históricos do ensino e da aprendizagem de Matemática, história da formação de professores que ensinam Matemática, história oral e narrativa, visando contribuir para o mapeamento da formação e da atuação de professores que lecionam Matemática em Mato Grosso do Sul. Para compreender como ocorreu a criação deste curso, será necessário investigar sobre a criação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, sendo que, através de algumas investigações já realizadas, por nós, em jornais da cidade de Cassilândia que circulavam na época, descobrimos que a unidade de Cassilândia não estava na lista das cidades escolhidas para implantação de uma unidade da UEMS, e para melhor compreender a formação de professores de Matemática nessa região, é importante investigar por que Cassilândia entrou nessa lista. Através dessa investigação prévia, verificamos que após a decisão de escolherem Cassilândia para implantação de uma unidade, o curso de Agronomia era o mais votado pela população para ser implantado, mas, foi determinado que os cursos implantados seriam: Letras e Ciências com Habilitação em Matemática. Nossa pesquisa tem a intenção de mapear a formação de professores de Matemática na região de Cassilândia, mais especificamente “como se deu a criação do curso de Ciências com Habilitação em Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS”, que ocorreu no ano de 1994. Faremos também, uma investigação sobre a mudança do curso de Ciências para o curso de Licenciatura em Matemática, nesta unidade, no ano de 2000. Esta pesquisa será de cunho qualitativo e a metodologia utilizada será História Oral. Para compor um cenário histórico sobre a formação de professores de Matemática na região de Cassilândia, no referido curso, utilizaremos narrativas orais de pessoas envolvidas no processo de criação do curso e documentos escritos, como: atas de reuniões, grades curriculares, projetos pedagógicos, entre outros. Através de narrativas e documentos escritos, poderemos traçar compreensões sobre o processo de criação do curso de Ciências com Habilitação em Matemática e, consequentemente, a formação do professor de Matemática na região de Cassilândia. Tentaremos, no presente, compor um cenário histórico do passado, através de histórias contadas por pessoas que participaram do processo de criação do curso de Ciências, e estas histórias são memórias consideradas fidedignas, nesta metodologia, nas quais o pesquisador se apoia para construir o seu olhar. Será feito um mapeamento e contato com possíveis interlocutores: ex-professores, ex-alunos, ex-funcionários, professores e funcionários administrativos que atuam desde a criação do curso. Para a realização das entrevistas serão elaborados roteiros, estas serão gravadas (áudio e imagem). Após a gravação das entrevistas será feita a transcrição, relatando no papel toda a entrevista, com detalhes, a ordem em que as questões foram dispostas, as entonações dos entrevistados, os vícios de linguagem e as interrupções, se ocorrerem, ou seja, é a degravação da entrevista. O próximo passo será a textualização, retirando as pausas, os vícios excessivos de linguagem, mas não descaracterizando a fala do entrevistado. Este é um exercício analítico, sendo indispensável a sensibilidade com a escrita, pois quando o entrevistado ler a sua fala precisará se reconhecer nela. Após a textualização, o entrevistado lerá a sua entrevista, editada e, ao final, assinará uma carta de cessão, autorizando a publicação da entrevista. A partir do desenvolvimento da pesquisa, esperamos que possamos identificar e relatar como ocorreu a formação de professores de Matemática na região de Cassilândia – MS, mais especificamente a implantação da UEMS e do curso de Ciências com Habilitação em Matemática, posteriormente, transformado no curso de Licenciatura em Matemática.

Palavras-chave: História Oral. Formação de Professores de Matemática. Cassilândia – MS.

Referências

Não é exigida para esta modalidade.

Publicado
2016-12-07
Seção
Trabalhos na Modalidade Pôster - XV SESEMAT - 2021