A RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DE MATO GROSSO DO SUL

Resumo

Este estudo é um recorte da dissertação de Mestrado, por meio do Programa de Mestrado em Educação Científica e Matemática (PROFECM) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul na cidade de Dourados, onde realizamos uma análise documental relativos ao Plano Recomposição da Aprendizagem, instituída como meio de intervenção pedagógica pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS). A proposta pretende apresentar uma perspectiva geral do plano em vigência. A proposta, tem como base a resolução/SED n. 4.026, de 2 de maio de 2022, que define e organiza sua proposta. Dentro de nossa pesquisa neste trabalho, iremos levantar a alguns questionamentos como: o que é recomposição da aprendizagem, como a recomposição da aprendizagem se difere de outras propostas, juntamente com seus objetivos e diretrizes. Iniciamos uma análise das referências bibliográficas constituíram as fontes documentais estruturais à coleta de dados de nossa investigação qualitativa baseada no PRA por meio de documentos oficiais. Bardin (2011) contribui nas fases de pré-análise; exploração do material; tratamento das informações, inferência e interpretação.

Biografia do Autor

Fernando Akiito Moltocaro, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2021). Tem experiência na área de Matemática, com Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologias do Ensino da Matemática. Atualmente pesquisa, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Científica e Matemática, Mestrado Profissional (PROFECM), a Recomposição da Aprendizagem de Mato Grosso do Sul. A pesquisa é fundamentada na Análise de Conteúdo (AC) na perpectiva de Laurence Bardin na técnica de Análide Documental (AD).

 
Sonner Arfux de Figueredo , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2000). Especialização Lato Sensu em Educação Matemática pela Faculdade de Educação São Luiz - Jaboticabal - SP (2001). Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Taubaté - UNITAU/SP (2004), Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo-SP, com Sanduíche na Universidade de Alicante-Espanha. Foi Coordenador Pró-tempore do Curso de Licenciatura em Computação (2010-2011); Coordenador do Curso de Segunda Licenciatura em Computação UEMS/CAPES/PARFOR, 2010-2013, Membro do Conselho Universitário da UEMS. Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Gerente da Unidade Universitária de Nova Andradina (2007-2013) (2015- atual), Professor do Curso de Licenciatura em Matemática e Professor no programa de Pós Graduação Educação Científica e Matemática-Mestrado Profissionalizante. Tem experiência na área de Educação, tendo participado de diversos projetos de formação de professores.Tenho atuado principalmente na formação inicial de professores e na educação tecnológica.

Referências

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Publicado
2024-12-17
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVIII SESEMAT - 2024