O 18ª Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática (XVIII SESEMAT), promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), ocorreu nos dias 2 a 5 de outubro de 2024, com o tema “ Pesquisa, sala de aula e desafios contemporâneos: estreitando laços”.
Pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática, em todos os níveis educacionais, destacam a importância de formar cidadãos críticos, capazes de interpretar resultados que vão além da sala de aula. Nesse contexto, é fundamental mobilizar reflexões sobre as dimensões teóricas e práticas, considerando as perspectivas de indivíduos em diferentes níveis educacionais e com variadas experiências, para garantir a qualidade da formação das próximas gerações na Educação Matemática.
Assim, aproximar programas de pós-graduação, cursos de graduação e escolas da rede básica de ensino é essencial para criar uma rede integradora de conhecimentos compartilhados, de modo que as pesquisas no âmbito da Educação Matemática cheguem até o ensino básico.
Neste contexto, com objetivo de compartilhar ideias, criar vínculos e fortalecer os laços entre pesquisadores e a comunidade em geral, o XVIII SESEMAT em 2024 teve como tema principal as discussões e os desafios que permeiam as práticas de sala de aula. O evento promoveu palestras, mesas temáticas, oficinas, comunicações orais, apresentações de pôsteres, além de momentos de diálogo e formação de vínculos entre pesquisadores e professores de diferentes níveis educacionais.
EQUIPE EDITORIAL (Comissão Científica):
Profa. Dra. Claudia Carreira da Rosa (Coordenadora do XVIII SESEMAT)
Prof. Me. Carlson Guerreiro de Almeida (Coordenador da Comissão Científica)
Prof. Me. Katy Wellen Meneses Leão
Profa. Me. Laura Silva Dias
Profa. Me. Vanuza Camargo Durães
Profa. Me. Danusa Nunes de Menezes
Profa. Me. Thainá do Nascimento
Prof. Me. Victor Ferreira Ragoni
Profa. Me. Marisa Raquel de Melo Pereira
Prof. Me. Fábio Antunes Brum de Campos