RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM

UMA PESQUISA FUNDAMENTADA NA ANÁLISE DE CONTEÚDO NA CONCEPÇÃO DE BARDIN

Resumo

O objetivo deste artigo é versar sobre a recomposição da Aprendizagem a partir da análise de conteúdo, este é parte de uma dissertação do Programa de Mestrado em Educação Científica e Matemática (PROFECM), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Se caracteriza como uma pesquisa qualitativa com referencial teórico metodológico proposto por Laurence Bardin que utiliza na análise de conteúdo a técnica de análise documental na perspectiva de três pontos: organização, categorização e inferência. Na questão da organização seguimos seus três polos: a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados. Importante ressaltar que na pré-análise levamos em consideração as três missões propostas pela autora sendo elas: a) leitura flutuante b) escolha dos documentos c) a formulação de hipóteses e dos objetivos.  Na categorização, classificamos nossos elementos em: Fundamental, direto ao PRA, indireto ao PRA, suplementar. A inferência, teve o propósito de possibilitar discussões, a partir da indução da investigação de causas e efeitos. Como resultado apresentamos uma representação da informação relacionada ao Plano de Recomposição da Aprendizagem de Mato Grosso do Sul, onde sua proposta reflete em toda a rede estadual de ensino. 

Biografia do Autor

Fernando Akiito Moltocaro, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2021). Tem experiência na área de Matemática, com Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologias do Ensino da Matemática. Atualmente pesquisa, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Científica e Matemática, Mestrado Profissional (PROFECM), a Recomposição da Aprendizagem de Mato Grosso do Sul, caracterizada como uma pesquisa qualitativa com referencial teórico metodológico proposto por Laurence Bardin que utiliza na análise de conteúdo a técnica de análise documental.

 
Sonner Arfux de Figueiredo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2000). Especialização Lato Sensu em Educação Matemática pela Faculdade de Educação São Luiz - Jaboticabal - SP (2001). Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Taubaté - UNITAU/SP (2004), Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo-SP, com Sanduíche na Universidade de Alicante-Espanha. Foi Coordenador Pró-tempore do Curso de Licenciatura em Computação (2010-2011); Coordenador do Curso de Segunda Licenciatura em Computação UEMS/CAPES/PARFOR, 2010-2013, Membro do Conselho Universitário da UEMS. Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Gerente da Unidade Universitária de Nova Andradina (2007-2013) (2015- atual), Professor do Curso de Licenciatura em Matemática e Professor no programa de Pós Graduação Educação Científica e Matemática-Mestrado Profissionalizante. Tem experiência na área de Educação, tendo participado de diversos projetos de formação de professores.Tenho atuado principalmente na formação inicial de professores e na educação tecnológica.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70: Ltda /Almedina Brasil, 2011.

BATISTA, M. C. (2016). Um estudo sobre o ensino de Astronomia na formação inicial de professores dos anos iniciais. (Tese de doutorado) Programa de Pós-graduação em Educação para Ciência e Matemática – Universidade Estadual de Maringá, PR, Brasil.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados,2006, 226p

SILVA, A. H.; FOSSÁ, M. I. T. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualitas Revista Eletrônica, v. 16, n. 1, maio 2015. Disponível em: http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/article/view/2113. Acesso em: 28. Jan. 2021.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: 1998.

ZABALA, A. Como trabalhar conteúdos procedimentais em aula. Porto Alegre: Penso, 1999.

Publicado
2024-12-17
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVIII SESEMAT - 2024