RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM
UMA PESQUISA FUNDAMENTADA NA ANÁLISE DE CONTEÚDO NA CONCEPÇÃO DE BARDIN
Resumo
O objetivo deste artigo é versar sobre a recomposição da Aprendizagem a partir da análise de conteúdo, este é parte de uma dissertação do Programa de Mestrado em Educação Científica e Matemática (PROFECM), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Se caracteriza como uma pesquisa qualitativa com referencial teórico metodológico proposto por Laurence Bardin que utiliza na análise de conteúdo a técnica de análise documental na perspectiva de três pontos: organização, categorização e inferência. Na questão da organização seguimos seus três polos: a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados. Importante ressaltar que na pré-análise levamos em consideração as três missões propostas pela autora sendo elas: a) leitura flutuante b) escolha dos documentos c) a formulação de hipóteses e dos objetivos. Na categorização, classificamos nossos elementos em: Fundamental, direto ao PRA, indireto ao PRA, suplementar. A inferência, teve o propósito de possibilitar discussões, a partir da indução da investigação de causas e efeitos. Como resultado apresentamos uma representação da informação relacionada ao Plano de Recomposição da Aprendizagem de Mato Grosso do Sul, onde sua proposta reflete em toda a rede estadual de ensino.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70: Ltda /Almedina Brasil, 2011.
BATISTA, M. C. (2016). Um estudo sobre o ensino de Astronomia na formação inicial de professores dos anos iniciais. (Tese de doutorado) Programa de Pós-graduação em Educação para Ciência e Matemática – Universidade Estadual de Maringá, PR, Brasil.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados,2006, 226p
SILVA, A. H.; FOSSÁ, M. I. T. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualitas Revista Eletrônica, v. 16, n. 1, maio 2015. Disponível em: http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/article/view/2113. Acesso em: 28. Jan. 2021.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: 1998.
ZABALA, A. Como trabalhar conteúdos procedimentais em aula. Porto Alegre: Penso, 1999.