O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR:
UMA ANÁLISE DE TRABALHOS REALIZADOS À LUZ DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Resumo
Nesta pesquisa temos como objetivo analisar a mediação do professor de matemática no processo de construção do conhecimento pelos alunos, fundamentando-nos na Teoria das Situações Didáticas (TSD) desenvolvida por Guy Brousseau (1986) e na reestruturação do meio proposta por Claire Margolinas (2004). A TSD propõe a criação de situações didáticas, nas quais os alunos interagem com o meio para construir conhecimento de forma autônoma, sem a intervenção direta do professor. Este tipo de situação é definida pela TSD como uma situação adidática. A proposta de situações em que os alunos têm um papel ativo é fundamental dentro da TSD, e a mediação envolve estimular a autonomia dos alunos sem fornecer respostas prontas. A inquietação sobre como efetivar essa mediação levou ao estudo da TSD, que sugere que a construção do conhecimento é um processo e surge das interações naturais entre o aluno e o meio. O objetivo geral desta pesquisa de mestrado é analisar o papel do professor como mediador em situações adidáticas. Especificamente, busca-se examinar as características das situações didáticas descritas em pesquisas brasileiras, investigar como as situações adidáticas são mantidas em diferentes contextos educacionais e identificar estratégias utilizadas por professores para manter os alunos engajados nas situações adidáticas. Brousseau propõe a estruturação do meio para compreender o processo de ensino e aprendizagem. Margolinas amplia essa visão, considerando as ações do professor fora da sala de aula, como nas situações sobredidáticas. A mediação do professor é essencial para manter o aluno envolvido e motivado na construção do conhecimento. A situação adidática deve permitir que o aluno desenvolva estratégias iniciais baseadas em conhecimentos prévios, mas que precise adaptá-las para resolver problemas, promovendo sua autonomia intelectual. O estudo visa compreender como a mediação é desenvolvida em pesquisas que mobilizam a TSD, revelando práticas, desafios e estratégias que visam manter os estudantes em situações adidáticas. Espera-se gerar novas perguntas e perspectivas sobre a complexidade do papel do professor como mediador e contribuir para o avanço teórico da TSD, enriquecendo as práticas pedagógicas na educação matemática. A metodologia adotada será a análise documental de teses e dissertações brasileiras que utilizaram a TSD, com foco na ideia de situação adidática. A Análise de Conteúdo (Bardin, 2016) permitirá identificar tendências, desafios e lacunas no conhecimento, proporcionando um aprofundamento do entendimento sobre como a mediação do professor influencia a construção do conhecimento pelo aluno. Como resultado, esperamos contribuir para a compreensão do papel do professor como mediador, destacando a importância da interação entre aluno e meio no processo de aprendizagem.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BROUSSEAU, Guy. La relation didactique: le milieu. Actes de la 4e école d'été de didactique des mathématiques, IREM de Paris 7, 1986.
BROUSSEAU, Guy. Le contrat didactique: le milieu. Recherches en Didactique des Mathematiques, La Pensee Sauvage, 1990, 9 (9.3), pp.309 - 336
BROUSSEAU, Guy. Introdução ao Estudo das Situações Didáticas: Conteúdos e Métodos de Ensino. São Paulo: Ática, 2008.
MARGOLINAS, Claire. Points de vue de l’élève et du professeur: Essai de développement de la théorie des situations didactiques. 2004. Tese (Doutorado em Educação) – Université de Provence-Aix-Marseille I. Disponível em: https://tel.archives-ouvertes.fr/tel-00429580v2. Acesso em: 27 maio 2024.