AMBIENTES DIGITAIS DE APRENDIZAGEM:

TECENDO SABERES DE MATEMÁTICA COM GEOGEBRA

Resumo

O estudo analisa a utilização de Ambientes Digitais de Aprendizagem (ADA) promovendo a colaboração entre pesquisador, estudante de graduação e professores da Educação Básica, no aspecto crucial para a melhoria das práticas educacionais. O objetivo é explorar como Ambientes Digitais de Aprendizagem podem aumentar a colaboração entre professores de Matemática da Educação Básica. Utilizou-se a análise qualitativa, revisão bibliográfica e narrativas para a produção de dados. Os resultados indicam que os ADA juntamente com a oficina utilizando o software Geogebra no ensino de Matemática facilitaram a compreensão dos sistemas lineares com duas variáveis. A utilização de ADA como o Geogebra facilita a percepção visual, analítica e algébrica dos sistemas lineares, favorecendo um ensino interativo e dinâmico. A formação de professores por meio de oficinas tecnológicas potencializa a conexão entre universidade e escolas, melhorando práticas educativas e a utilização de tecnologias no ensino da Matemática. Conclui-se que a utilização de ADA, como o Geogebra, promove práticas colaborativas entre os participantes, potencializando a compreensão matemática de conceitos analíticos e geométricos envolvendo sistemas lineares com duas incógnitas.  

Palavras-chave: Ambientes Digitais de Aprendizagem; Geogebra; Sistemas Lineares.

Biografia do Autor

Marinildo Barreto de Leão, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Patrícia Sandalo Pereira , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Rio Claro, São Paulo, Brasil. Docente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no Instituto de Matemática no curso de Licenciatura em Matemática e nos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática e Pós-Graduação em Ensino de Ciências.

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Publicado
2024-12-17
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVIII SESEMAT - 2024