AMBIENTES DIGITAIS DE APRENDIZAGEM:
TECENDO SABERES DE MATEMÁTICA COM GEOGEBRA
Resumo
O estudo analisa a utilização de Ambientes Digitais de Aprendizagem (ADA) promovendo a colaboração entre pesquisador, estudante de graduação e professores da Educação Básica, no aspecto crucial para a melhoria das práticas educacionais. O objetivo é explorar como Ambientes Digitais de Aprendizagem podem aumentar a colaboração entre professores de Matemática da Educação Básica. Utilizou-se a análise qualitativa, revisão bibliográfica e narrativas para a produção de dados. Os resultados indicam que os ADA juntamente com a oficina utilizando o software Geogebra no ensino de Matemática facilitaram a compreensão dos sistemas lineares com duas variáveis. A utilização de ADA como o Geogebra facilita a percepção visual, analítica e algébrica dos sistemas lineares, favorecendo um ensino interativo e dinâmico. A formação de professores por meio de oficinas tecnológicas potencializa a conexão entre universidade e escolas, melhorando práticas educativas e a utilização de tecnologias no ensino da Matemática. Conclui-se que a utilização de ADA, como o Geogebra, promove práticas colaborativas entre os participantes, potencializando a compreensão matemática de conceitos analíticos e geométricos envolvendo sistemas lineares com duas incógnitas.
Palavras-chave: Ambientes Digitais de Aprendizagem; Geogebra; Sistemas Lineares.
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