UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA:
O QUE TRAZEM PESQUISAS SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS?
Resumo
O estudo que apresentamos neste texto é parte de uma dissertação de Mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Ele se constitui de uma revisão bibliográfica para entender o que as dissertações/teses apontam sobre o uso de Tecnologias Digitais no ensino de operações fundamentais, analisando estudos disponíveis na BDTD e CAPES entre os anos de 2014 a 2024. A partir disso, as pesquisas selecionadas foram a de Simeone (2019), Duarte (2020), Corrêa (2019), Tavares (2016), Oliveira (2015) e Menezes (2022). A partir da leitura das pesquisas, foi possível concluir que as tecnologias digitais podem tornar a aprendizagem mais significativa e interativa, mas mudanças em processos de aprendizagem dependem da mediação dos professores. Nesse sentido, continuam sendo desafios a resistência a mudanças por parte dos professores, a falta de infraestrutura tecnológica nas escolas e a necessidade de formação continuada para os educadores. Pontos que serão considerados na pesquisa em desenvolvimento ao realizar a parceria com professores para vivenciar o processo de integração de tecnologias digitais no ensino de operações fundamentais.
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