UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA:

O QUE TRAZEM PESQUISAS SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS?

Resumo

O estudo que apresentamos neste texto é parte de uma dissertação de Mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Ele se constitui de uma revisão bibliográfica para entender o que as dissertações/teses apontam sobre o uso de Tecnologias Digitais no ensino de operações fundamentais, analisando estudos disponíveis na BDTD e CAPES entre os anos de 2014 a 2024. A partir disso, as pesquisas selecionadas foram a de Simeone (2019), Duarte (2020), Corrêa (2019), Tavares (2016), Oliveira (2015) e Menezes (2022). A partir da leitura das pesquisas, foi possível concluir que as tecnologias digitais podem tornar a aprendizagem mais significativa e interativa, mas mudanças em processos de aprendizagem dependem da mediação dos professores. Nesse sentido, continuam sendo desafios a resistência a mudanças por parte dos professores, a falta de infraestrutura tecnológica nas escolas e a necessidade de formação continuada para os educadores. Pontos que serão considerados na pesquisa em desenvolvimento ao realizar a parceria com professores para vivenciar o processo de integração de tecnologias digitais no ensino de operações fundamentais.

Biografia do Autor

Felipe Bernardino da Silva Lucas, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Mestrando em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) do Instituto de Matemática (INMA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduado em Licenciatura em Matemática pela UFMS/ Campus de Três Lagoas (CPTL). Participou do Programa de Educação Tutorial (PET), no grupo PET Conexões de Saberes Matemática (PCSMAT) durante os anos de 2022 e 2023. Membro dos grupos de pesquisas: Grupo de Estudos de Tecnologia e Educação Matemática (GETECMAT), orientado pela Prof. Dra. Suely Scherer; Didática, Educação Sexual e Artes (DiESA) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores (GForP) orientado pelo Prof. Me. Valdeci Luiz Fontoura dos Santos. Editor Adjunto da Revista Ensin@ UFMS e Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Matemática, Tecnologias Digitais, Integração de Tecnologias Digitais.

Suely Scherer, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Professora associada na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, atuando nos Programas de Pós-graduação em Educação e Educação Matemática. É doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui pós-doutorado em Educação pela UFPR com estágio científico na Universidade de Lisboa. Desenvolve e orienta pesquisas na área de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, investigando questões relacionadas ao currículo escolar e cultura digital, aprendizagem e formação de professores. É líder do Getecmat - Grupo de Estudo em Tecnologia e Educação Matemática.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologias na Educação: dos caminhos trilhados aos atuais desafios. Bolema, 27 set. 2008. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/1723. Acesso em: 5 jun. 2024.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Transformações no trabalho e na formação docente na educação a distância on-line. Em Aberto, 8 dez. 2010. Disponível em: https://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2468. Acesso em: 23 maio 2024.

BITTAR, Marilena. A escolha do software educacional e a proposta didática do professor: estudo de alguns exemplos em matemática. In: (Org.) BELINE, W.; COSTA, N. M. L. Educação Matemática, Tecnologia e Formação de professores: algumas reflexões. Campo Mourão: Editora da FECILCAM, 2010. p. 1- 272.

BRASIL. Diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e outras providências. Lei n.º 12.796, de 4 de abril de 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm. Acesso em 02 de junho de 2024.

CORRÊA, Barbara Drielle Roncoletta. Entre narrativas, gaiolas e voos: movimentos de integração de tecnologias digitais de uma professora dos anos iniciais. 2019. 188f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Campo Grande – MS. 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/baJg4. Acesso em: 2 de abril de 2024.

DAYRELL, Juarez. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Centro de Estudos Educação e Sociedade. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/RTJFy53z5LHTJjFSzq5rCPH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 de maio de 2024.

DUARTE, Fernanda Gabriela Ferracini Silveira. Uma ação de formação de professores dos anos iniciais na escola: integrando tecnologias digitais ao ensino das operações fundamentais. Orientador: Suely Scherer. 2020. 132 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2020. Disponível em: https://sigpos.ufms.br/portal/trabalho-arquivos/download/7489. Acesso em: 20 dez. 2023.

GIL, A. C., et al. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

JONASSEN, D. Computadores, Ferramentas Cognitivas: desenvolvendo o pensamento crítico nas escolas. Porto-Portugal: Porto Editora. Coleção Ciências da Educação Século XXI, n.º 23, 2007.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Papirus editora, 2012.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003

LEMOS, Silvana. Nativos digitais x aprendizagens: um desafio para a escola. Boletim Técnico do Senac. 2009. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/236. Acesso em: 11 maio. 2024.

LUCAS, Margarida; MOREIRA, António. DigCompEdu: Quadro Europeu de Competências Digitais para Educadores. UA Editora, 2018.

MENEZES, Vinicius Iuri de. E-Numerando: desenvolvimento e aplicação de objetos de aprendizagem digital para o ensino de números naturais. Orientador: Dariel de Carvalho. 2022. 115 p. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2022. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/402361f0-6bc1-42d5-856b-d7cecb24a0ca. Acesso em: 11 jun. 2024.

OLIVEIRA, Kecia Karine Santos de. As percepções dos professores de matemática da rede pública municipal de Aracaju/SE frente às tecnologias digitais na escola: da implantação ao processo de ensino. Orientador: Divanizia do Nascimento Souza. 2015. 78 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão - SE, 2015. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5187. Acesso em: 7 jun. 2024.

PRENSKY, M. Digital based-game learning, New York: Mc Graw Hill, 2001. Digital Natives, Digital Immigrants, 2001. Disponível em: https://link.ufms.br/CQGgm. Acesso em: 01 jun. 2024.

SANTANA, F. B. F. de; PADILHA, M. A. S. Inclusão digital na escola itinerante de informática da prefeitura do Recife: possibilidades de inclusão social na periferia. Revista Ciências e Ideias. V. 3, N.2 - Outubro/2011-Março/2012.

SILVA, Bento. A tecnologia é uma estratégia. In: DIAS, Paulo; FREITAS, Varela de (Org.), Actas da II Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Braga: Centro de Competência Nónio Século XXI da Universidade do Minho, 2001. pp: 839-859.

SIMEONE, Luiz Enrique. Utilização de objeto de aprendizagem para facilitar a compreensão das operações com números inteiros nos anos finais do ensino fundamental. Orientador: Juliano Schimiguel. 2019. 110 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo–SP, 2019. Disponível em: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/295. Acesso em: 7 jun. 2024.

TAVARES, Vinícius dos Santos. Educação e tecnologias digitais: a percepção de alunos sobre possibilidades de aprendizagem formal e informal. Orientador: Rosane Braga de Melo. 2016. 107 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica–RJ, 2016. Disponível em: https://link.ufms.br/biy01. Acesso em: 7 jun. 2024.

Publicado
2024-12-17
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVIII SESEMAT - 2024