O USO DE JOGOS NO ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS
Resumo
O artigo investiga o uso de jogos como ferramenta pedagógica no ensino de matemática, visando superar limitações do método tradicional, que se baseia na memorização e mecanização, gerando desinteresse nos alunos. A introdução de jogos propõe estimular o raciocínio lógico, a cooperação e o engajamento dos alunos, criando um ambiente mais dinâmico. A pesquisa foi realizada em uma escola pública com alunos do 6º e 7º ano, utilizando uma abordagem qualitativa para observar o impacto dos jogos no processo de aprendizagem. Os resultados indicaram que os jogos aumentam a motivação e facilitam a compreensão dos conteúdos matemáticos. Conclui-se que os jogos são uma alternativa ao ensino tradicional, contribuindo para melhorar o desempenho acadêmico e tornando a matemática mais atrativa aos alunos.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 09 nov. 2023.
CABRAL, Marcos Aurélio et al. A utilização de jogos no ensino de matemática. 2006.
D’AMBRÓSIO, U. “Como ensinar matemática hoje?” In: Temas & Debates. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Ano II, nº 2, 1989.
Dominó das equações do 1° grau download em PDF. Matemática Prêmio, 2019. Disponível em: https://www.matematicapremio.com.br/domino-das-equacoes-do-1-grau-download-em-pdf/. Acesso em: 09 nov. 2023.
FARIA, Anália Rodrigues de. O desenvolvimento da criança e do adolescente segundo Piaget. 3. ed. Ática, 1995.
FRANCO, Silvio de. As bases do desenvolvimento psíquico: Freud, Lacan e os sintomas contemporâneos. Porto Alegre: Sulina, 2015.
GRANDO, R. C. O jogo e a matemática no contexto de sala de aula. São Paulo: Papirus, 2004.
MOTA, Paula Cristina Costa Leite de Moura. Jogos no Ensino da Matemática. 2009. Dissertação (Mestrado) — Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
MOURA, Manoel Oriosvaldo. O jogo e a construção do conhecimento matemático. In: CONHOLATO, Maria Conceição; FARES, Jacyra (Org.). O jogo e a construção do conhecimento na Pré-escola. Série Ideias, n. 10. São Paulo: FDE/Diretoria Técnica, 1991. p. 45-53. Disponível em: . Acesso em: 13 set. 2023.
SILVA, Aparecida Francisco da; KODAMA, Hélia Matiko Yano. Jogos no Ensino da Matemática. In: II BIENAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA, UFBa. out. 2004. Disponível em: http://www.bienasbm.ufba.br/OF11.pdf. Acesso em: 29 out. 2023.
SILVA, Luciano Martins. Ludicidade e Matemática: Um novo olhar para a aprendizagem, 2015.
TOLEDO, Marília; TOLEDO, Mauro. Didática de matemática: como dois e dois - a construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997