CADERNOS DE MEMÓRIAS:

LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA EM MATEMÁTICA PELA JANELA DA MEMÓRIA

Resumo

Este artigo trata-se de resultados parciais um trabalho de pesquisa, que tem como objetivo descrever o processo histórico de implantação de um curso de Licenciatura Intercultural Indígena para formar professores de matemática. Buscamos analisar aspectos da memória do processo de implantação de um curso de matemática específico para professores indígenas, explorando “cadernos de memória” produzidos pelos estudantes indígenas. O curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal da Grande Dourados, possui quatro áreas de habilitação, sendo uma delas a matemática. Neste curso, os “cadernos de memória” são instrumentos para o registro do cotidiano das práticas desenvolvidas ao longo das aulas. São produzidos em duas línguas, um em português outro em guarani. Estes cadernos trazem marcas do tempo e da história deste curso, que perpassam os relatos mostrando em muitos momentos os saberes matemáticos presentes na formação de professores indígenas que ensinam matemática. A partir da análise dos cadernos e do projeto pedagógico do curso, pretendemos apresentar aspectos da história da educação matemática do curso de matemática desta licenciatura específica. A produção das memórias, presentes no caderno que analisamos, nos traz a possibilidade de aprofundarmos e ampliarmos uma discussão sobre os diferentes aspectos presentes na formação dos professores indígenas de matemática num curso de Licenciatura Intercultural Indígena.

Biografia do Autor

Gustavo Pires, Universidade Federal da Grande Dourados

Professor indígena da Terra Indigena Potrero Guassu, no municipio de Paranhos. Atua na educação escolar indígena na escola da aldeia, ministrando aulas de matemática. Estudante do curso de Licenciatura Intercultural Indígena na habilitação em Matemática.

Maria Aparecida Mendes de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

PROFESSORA DO CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA NA FACULDADE INTERCULTURAL INDÍGENA DA UNIVERSIDDE FEDERAL DA GRANDE DOURADAS. PÓS GRADUANDA NO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Referências

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Publicado
2024-12-20
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVIII SESEMAT - 2024