MODELAGEM MATEMÁTICA NO ESTÁGIO E ASPECTOS FORMATIVOS POR UMA FUTURA PROFESSORA DE MATEMÁTICA
Resumo
A Formação de Professores em Modelagem Matemática é um tema de pesquisa, relativamente recente, que tem emergido no contexto da comunidade de pesquisadores em Modelagem Matemática na Educação Matemática. Visando uma articulação com esta temática, este texto interroga, fenomenologicamente, aspectos formativos emergentes por uma futura professora de Matemática, narrados por ela no contexto do Estágio Curricular Supervisionado. A interrogação de pesquisa admitida é: que aspectos formativos emergem de experiências vividas com Modelagem Matemática no Estágio Supervisionado? Brevemente, são descritas três experiências vividas pela futura professora e, posteriormente, um depoimento é analisado. O destaque de unidades de significado e o respectivo agrupamento dos sentidos e significados emergentes sugerem que os aspectos formativos se sustentam em elementos que refletem sobre a atuação profissional desde a adoção pela Modelagem Matemática e a prática de Modelagem Matemática no Estágio e a prática institucionalizada na escola. Ambas as categorias são ressoantes ao desenvolvimento de uma perspectiva formativa em Modelagem Matemática, já que revelam uma tomada de consciência em diferentes aspectos sobre a Modelagem Matemática e sua prática no contexto da sala de aula.
Referências
ALMEIDA, Rafael Neves. Modelagem matemática nas atividades de estágio: saberes revelados por futuros professores. 2009, 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.
GAVANSKI, Doroteya. Uma experiência de estágio supervisionado norteado pela modelagem matemática: indícios para uma ação inovadora. 1995, 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, 1995.
MEYER, João Frederico da Costa de Azevedo; CALDEIRA, Ademir Donizeti; MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Modelagem em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
MUTTI, Gabriele de Sousa Lins; KLÜBER, Tiago Emanuel. Aspectos que constituem práticas pedagógicas e a formação de professores em modelagem matemática. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 2, p. 85-107, 2018.
OLIVEIRA, Wellington Piveta. Modelagem Matemática no Estágio Pedagógico: uma investigação fenomenológica. 2020. 504 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá. PCM/UEM, Maringá-PR. 2020.
OLIVEIRA, Wellington Piveta. A perspectiva formativa em modelagem matemática: um novo terreno para a pesquisa brasileira?. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 14, n. 2, p. 1-15, 2023.
PEREIRA, Emanueli. O estagiário da licenciatura ao estar com o professor regente que assume a modelagem matemática em sala de aula. 2023. 123f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
SOKOLOWSKI, Robert. Introdução à fenomenologia. Edições Loyola, 2004.