DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DOCENTE COM O PROJETO OFICINAS ONLINE:

O QUE DIZEM PROFESSORES SOBRE O ENSINO DA MUTIPLICAÇÃO E DIVISÃO?

Resumo

A experiência relatada nesse artigo tem por objetivo apresentar os direcionamentos iniciais de uma ação desenvolvida no Projeto das Oficinas Online, levando em conta a sua amplitude no diálogo com diferentes profissionais da educação e, em especial, os professores dos anos iniciais durante a pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV no ano de 2021. Para isso, fizemos uso de um questionário online disponibilizado aos participantes para a inscrição no projeto antes da primeira oficina do projeto. Tal oficina mobilizou reflexões acerca de uma ferramenta didática para o estudo dos conceitos de multiplicação e divisão, apoiando-se nos fundamentos da Teoria dos Campos Conceituais. Com ajuda do questionário constituímos uma primeira conversa com os participantes, de forma a compreender, dentre outros aspectos, as práticas docentes desenvolvidas no estudo do tema. Além disso, esse instrumento nos permitiu preparar um diálogo, compartilhando estudos desenvolvidos com o tema em jogo. A análise das respostas nos evidenciou que os sites são os meios preferidos para preparação de aulas, os materiais manipulativos são muito utilizados para abordar conceitos de multiplicação e divisão e estratégias diversificadas se mostraram presentes nas falas dos professores na hora de superar dificuldades de aprendizagem dos alunos.

Biografia do Autor

Katy Wellen Meneses Leão, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutoranda em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEduMat da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2021-atual) e bolsista CAPES/DS. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2016) e mestre em Educação Matemática e Tecnológica pelo Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC da Universidade Federal de Pernambuco (2020). Atualmente é professora de matemática da Secretaria de Educação de Pernambuco - SEE-PE lotada na cidade do Recife-PE. Membro do Grupo de Estudos em Didática da Matemática - DDMat vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e ao Grupo de Pesquisas e Estudo em Didática da Matemática - GRUPEDIMA vinculado à Universidade de Pernambuco - UPE. Foi coordenadora do XVII Seminário Sul Matogrossense de Pesquisa em Educação Matemática - SESEMAT na cidade de Campo Grande-MS (2023) e do II Colóquio de Livros Didáticos de Matemática - CLDM também na cidade de Campo Grande-MS (2024). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Didática da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Grandezas e Medidas, Volume e Capacidade, Teoria Antropológica do Didático, Ensino e Aprendizagem e Formação de Professores.

Camila de Oliveira da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009) e Mestre em Educação Matemática pela mesma instituição (2011). É professora adjunta na Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Membro do Grupo de Estudos em Didática da Matemática (DDMat/Cnpq). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da UFMS.

Marilena Bittar, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Professora Titular Sênior do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS, do qual foi coordenadora de 2007 a 2011 e de 2013 a 2016; Pesquisadora Produtividade Pesquisa do CNPq. Graduada em Matemática- Licenciatura Plena pela UFMS (1984), mestre em Matemática pela Universidade de Brasília (1987), doutora em Didática da Matemática pela Universidade Joseph Fourier / Grenoble I , França (1998) e pós doutora em Educação Matemática pela Universidade Grenoble-Alpes. É membro do GT 14 (SBEM) - Didática da Matemática, do qual foi líder fundadora,e coordenou de 2014 a 2018; é líder do DDMat - Grupo de Estudos em Didática da Matemática e participa do GEPEDEMI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Educação Matemática Inclusiva. É membro do Grupo Assessor Especial da Diretoria de Relações Internacionais da CAPES-DRI. Desenvolve e orienta pesquisas em Didática da Matemática desde 1999, com foco, nos últimos 10 anos, principalmente na Teoria das Situações Didáticas (TSD) e na Teoria Antropológica do Didático (TAD). Um dos seus centros de interesse é a análise de livros didáticos de matemática, para a qual desenvolveu um modelo baseado na TAD. Além disso, tem investigado , junto com orientandos e participantes do DDMat, escolhas de professores em suas aulas de matemática. Tem desenvolvido parceria com pesquisadores franceses desde o inicio da década de 2000 e mais recentemente com pesquisadores espanhóis.

Referências

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Publicado
2024-12-18
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVIII SESEMAT - 2024