DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DOCENTE COM O PROJETO OFICINAS ONLINE:
O QUE DIZEM PROFESSORES SOBRE O ENSINO DA MUTIPLICAÇÃO E DIVISÃO?
Resumo
A experiência relatada nesse artigo tem por objetivo apresentar os direcionamentos iniciais de uma ação desenvolvida no Projeto das Oficinas Online, levando em conta a sua amplitude no diálogo com diferentes profissionais da educação e, em especial, os professores dos anos iniciais durante a pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV no ano de 2021. Para isso, fizemos uso de um questionário online disponibilizado aos participantes para a inscrição no projeto antes da primeira oficina do projeto. Tal oficina mobilizou reflexões acerca de uma ferramenta didática para o estudo dos conceitos de multiplicação e divisão, apoiando-se nos fundamentos da Teoria dos Campos Conceituais. Com ajuda do questionário constituímos uma primeira conversa com os participantes, de forma a compreender, dentre outros aspectos, as práticas docentes desenvolvidas no estudo do tema. Além disso, esse instrumento nos permitiu preparar um diálogo, compartilhando estudos desenvolvidos com o tema em jogo. A análise das respostas nos evidenciou que os sites são os meios preferidos para preparação de aulas, os materiais manipulativos são muito utilizados para abordar conceitos de multiplicação e divisão e estratégias diversificadas se mostraram presentes nas falas dos professores na hora de superar dificuldades de aprendizagem dos alunos.
Referências
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