LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZADOS PELA REDE MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE/MS
QUE MATERIAIS MANIPULÁVEIS SÃO RECOMENDADOS?
Resumo
Apresentamos uma pesquisa de mestrado em fase inicial, vinculada à linha Processos Formativos, Práticas Educativas, Diferenças do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), que tem por objetivo analisar a presença de materiais manipuláveis nos livros didáticos de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental utilizados pela Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS. O interesse pelo tema teve origem nas discussões realizadas no trabalho de conclusão do curso de Pedagogia/FAED/UFMS, que buscou compreender o modo como pesquisas brasileiras concebem e investigam o ensino da Matemática nos anos iniciais, bem como identificar a presença dos materiais manipuláveis como ferramenta de ensino e aprendizagem. Como problema da pesquisa que nos propomos a desenvolver elencamos a seguinte questão: Como os livros didáticos de Matemática utilizados pela rede municipal de ensino de Campo Grande/MS sugerem o uso de materiais manipuláveis para promover o ensino e a aprendizagem de conceitos matemáticos? Para tanto, realizaremos um levantamento acerca das coleções de livros didáticos de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental utilizados nas escolas municipais de Campo Grande, na tentativa de identificar a coleção mais utilizada. Após esta etapa, buscaremos identificar os materiais manipuláveis presentes na coleção, para posteriormente analisar como estes são apresentados nos materiais selecionados. Para a análise dos dados nos apoiaremos em estudos da Educação Matemática relacionados à materiais manipuláveis, livros didáticos, ensino e aprendizagem de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dentre eles destacamos Fiorentini e Miorim (1990), Nacarato, (2005), Moura e Palma (2009). Os dados obtidos serão descritos e analisados através de um processo de categorização das informações obtidas. Espera-se como resultados identificar os materiais manipuláveis presentes nos livros didáticos de Matemática dos Anos Iniciais utilizados pela rede e como o uso destes são sugeridos nestes recursos. Acreditamos que estes resultados possam contribuir para ampliar as discussões a respeito do uso de materiais manipuláveis como ferramenta de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos.
Referências
FIORENTINI, Dario; MIORIM, Maria Ângela. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino da Matemática. Boletim da SBEM-SP, v. 4, n. 7, p. 5-10, 1990. Disponível em: https://drbm.org/av1/1Uma%20reflexaosobreousodemateriaisconcretosejogosnoEnsinodaMatematica.pdf. Acesso em: 04 set. 2024.
MOURA, Anna Regina Lanner de e PALMA, Rute Cristina Domingos da. O material didático no ensino de Matemática: lembranças deixadas em alunos de Pedagogia. Série-Estudos-Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, 2009. Disponível em: https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/182. Acesso em: 04 set. 2024.
NACARATO, Adair Mendes. Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática, v. 9, n. 9-10, p. 1-6, 2005. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4291874/mod_resource/content/1/Nacarato_eu%20trabalho%20primeiro%20no%20concreto.pdf. Acesso em: 04 set. 2024.