PERCEPÇÃO DE ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA:

UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM BONITO-MS

Resumo

O papel dos professores vai além de transmitir conhecimento, incluindo reflexões sobre as relações interpessoais com os alunos. No ensino de matemática, professores são frequentemente vistos como racionais e distantes, o que levanta a questão: como podem compreender suas experiências por meio das interações com os outros? Esta pesquisa busca explorar a percepção de alteridade em professores de matemática do ensino médio a partir de narrativas sobre suas vivências em escolas públicas de Bonito-MS. Segundo Oliveira (2011), narrativas sobre desenvolvimento profissional são ferramentas valiosas na formação docente, permitindo análises que enriquecem o ensino. Larrosa (2011) define alteridade como a capacidade de lidar com o desconhecido e transformar-se por meio de interações, aspecto crucial na educação. Professores, que também foram alunos, devem revisitar experiências para compreender como relações interpessoais moldam suas práticas. Um exemplo é quando a autora, mesmo chegando ao resultado correto por um método alternativo, teve sua solução rejeitada pelo professor por não seguir exatamente o procedimento ensinado. Isso destaca a importância de flexibilidade e valorização de abordagens diferentes. Larrosa argumenta que experiências podem transformar os indivíduos, imediatamente ou ao longo do tempo. Ao considerar soluções alternativas, o professor pode adotar uma postura egocêntrica ou abrir-se à alteridade, reconhecendo o valor do pensamento do aluno. A pesquisa será conduzida com abordagem qualitativa, valorizando a construção social da realidade e a relação entre pesquisador e objeto. Dados serão coletados por entrevistas e narrativas de professores de duas escolas, destacando experiências significativas. Relatar vivências, conforme Oliveira (2011), enriquece a prática docente. A metodologia da História Oral, proposta por Garnica e Souza (2012), estrutura a investigação com etapas como convite, roteiro, entrevista, transcrição e textualização, culminando em análises baseadas em Larrosa. As narrativas ajudarão a compreender como experiências tocam e transformam professores. Como produto educacional, será desenvolvido um eBook abordando a importância da alteridade na formação docente, servindo como um recurso didático e um legado da pesquisa. Esse material será aprimorado ao longo do processo investigativo e terá papel central na disseminação e aplicação do conceito de alteridade na formação e prática pedagógica de professores de matemática. A pesquisa espera contribuir para destacar a relevância da alteridade na prática pedagógica e no desenvolvimento profissional contínuo.

Biografia do Autor

Ingridy Maria Mirandola Santos, Universidade Estadual do Mato Grossso do Sul

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados (2022), mestranda do PPG em Educação Científica e Matemática da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, é pós- graduada em Docência e Prática de Ensino em Matemática e pós- graduada em Ensino de Física.

Kátia Guerchi Gonzales, Universidade Estadual do Mato Grossso do Sul

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e doutorado em Educação para a Ciência pela Unesp. Atua como docente do ensino superior na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - Nova Andradina e no Mestrado Profissional em Educação Científica e Matemática, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). É membro do Grupo de História Oral e Educação Matemática (Ghoem). Desenvolve pesquisas na área da Educação Matemática, atuando na História da Educação Matemática, no trabalho com recursos didáticos do LEM e com a Tecnologia na sala de aula de Matemática. É também membro do comitê de pareceristas das revistas Perspectivas da Educação Matemática, Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas e Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática.

Referências

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Publicado
2024-12-12
Seção
Resumo Expandido – Pôster - XVIII SESEMAT - 2024