CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES ENTRE ÁREA E PERÍMETRO COM ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZANDO MODELAGEM MATEMÁTICA

Resumo

Este trabalho, realizado no âmbito da disciplina de Modelagem Matemática, do programa de Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) ministrado pela Professora Lilian Milena Ramos Carvalho na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem o objetivo de usar uma abordagem alternativa para o ensino das relações entre áreas e perímetros de figuras planas no ensino fundamental, competências essas previstas pela BNCC no que se refere a etapa do 7° ano. O objetivo é oportunizar aos alunos uma tentativa de abordar esse conteúdo na perspectiva de modelagem matemática, onde as descobertas são feitas por eles mesmos e entende-se que isso tornaria o aprendizado muito mais significativo, contraponto a uma metodologia mais tradicional e expositiva. A ideia geral é que os alunos possam realizar medições das dimensões do seu próprio ambiente escolar, construir plantas baixas simples e realizar os cálculos para a partir daí estabelecer relações entre essas medidas de maneira intuitiva através de figuras semelhantes.

Referências

BARBOSA, Jonei. C. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: Reunião Anual da ANPED, 24., 2001, Caxambu. Rio Janeiro: ANPED, 2001.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto. 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

PEREIRA, Emanueli. A Modelagem Matemática e o papel do professor de Matemática para o desenvolvimento da Criatividade. In: BRANDT, C. F., BURAK, D.; KLÜBER, T. E. Modelagem matemática: perspectivas, experiências, reflexões e teorizações [online]. Ed. 2. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016. 201-212. Disponível em: <https://static.scielo.org/scielobooks/b4zpq/pdf/brandt-9788577982325.pdf>. Acesso em: maio 23.

Publicado
2024-12-18
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVIII SESEMAT - 2024