REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A LEI 10.639/03 A PARTIR DE ALGUNS ESTUDOS
Resumo
Este artigo visa apresentar reflexões sobre a intersecção entre a educação matemática e a Lei nº 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira no sistema educacional brasileiro. Como aportes teóricos, dialogamos com uma literatura negra que expressa a potencialidade da comunidade afrodescendentes no Ensino de Matemática. Diante do exposto, a justificativa para este trabalho reside na necessidade de refletir sobre as contribuições, desafios e efeitos da referida legislação, além de evidenciar como essas práticas promovem uma abordagem crítica das relações étnico-raciais e enriquecem significativamente as práticas pedagógicas. Com isso, a metodologia adotada para este estudo foi de cunho qualitativo e fundamentada em pesquisa bibliográfica, com foco em documentos oficiais, cartilhas, artigos e dissertações. Dessa forma, o presente estudo possibilitou uma maior compreensão de como essas práticas têm contribuído para o campo da educação matemática voltada para as relações étnico-raciais, bem como trouxe novas ideias e reflexões para a pesquisa de mestrado em andamento.
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