REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A LEI 10.639/03 A PARTIR DE ALGUNS ESTUDOS

Resumo

Este artigo visa apresentar reflexões sobre a intersecção entre a educação matemática e a Lei nº 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira no sistema educacional brasileiro. Como aportes teóricos, dialogamos com uma literatura negra que expressa a potencialidade da comunidade afrodescendentes no Ensino de Matemática. Diante do exposto, a justificativa para este trabalho reside na necessidade de refletir sobre as contribuições, desafios e efeitos da referida legislação, além de evidenciar como essas práticas promovem uma abordagem crítica das relações étnico-raciais e enriquecem significativamente as práticas pedagógicas. Com isso, a metodologia adotada para este estudo foi de cunho qualitativo e fundamentada em pesquisa bibliográfica, com foco em documentos oficiais, cartilhas, artigos e dissertações. Dessa forma, o presente estudo possibilitou uma maior compreensão de como essas práticas têm contribuído para o campo da educação matemática voltada para as relações étnico-raciais, bem como trouxe novas ideias e reflexões para a pesquisa de mestrado em andamento.

Biografia do Autor

Bianca Braga, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Graduanda em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagos (CPTL). Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) - Grupo Conexões de Saberes Matemática/CPTL desde Outubro/2019.

Carla Regina Mariano da Silva , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora em Educação Matemática. Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho (2004), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015). Atualmente é professora adjunta do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, docente do Curso de Mestrado da Pós-graduação em Educação Matemática - PPGEDUMAT. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, história da educação matemática.

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Publicado
2024-12-18
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVIII SESEMAT - 2024