A IMPORTÂNCIA DOS APLICATIVOS DIGITAIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Resumo

Este relato visa descrever a experiência na utilização de um aplicativo digital como recurso metodológico, aplicado em uma turma de 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Emygdio Campos Widal, durante o Projeto de Residência Pedagógica (PRP) em 2023. O objetivo era ensinar expressão algébrica, com foco na resolução de problemas envolvendo o cálculo e suas propriedades. A aula teve duração de duas horas e foi direcionada a uma turma de Recomposição da Aprendizagem (RA) de Matemática. A RA é uma estratégia para recuperar o aprendizado de alunos que ficaram defasados após o período pandêmico, devido às dificuldades causadas pela suspensão das aulas presenciais e desigualdades no ensino remoto. É importante citar, que os alunos já tinham familiaridade com o conteúdo proposto. Dessa forma, utilizando uma abordagem construcionista, que consiste em uma construção do conhecimento pelo aluno por meio da atividade proposta pelo professor, a aula começou com uma discussão sobre o que é uma expressão algébrica. Apesar da participação limitada dos estudantes no início, eles chegaram a um consenso de que é uma expressão formada por números, letras e operações. Em seguida, eles deveriam dar exemplos de expressões algébricas, poucos estudantes se motivaram a tentar, mas os que tentaram desenvolver conseguiram corretamente. Durante a aula, a mediação ocorreu por meio de questionamentos como: o que fazer nesse exercício? Como resolveram essa questão? Levando o estudante a construir o conceito de expressões algébricas. Para engajar os alunos, a turma foi dividida em duplas com pelo menos um estudante tendo acesso ao celular com internet para que eles pudessem utilizar o aplicativo kahoot, uma plataforma de criação de jogos, como quizzes, sendo respondidos individualmente ou em equipe, e que pode ser uma aliada na aprendizagem, oferecendo gráficos de desempenho e pontuação para favorecer a competição, e o entusiasmo. Dessa forma, foi elaborado um quizz com 10 perguntas sobre expressão algébrica, em ordem crescente de nível de dificuldade, projetadas no datashow e solucionadas pelos alunos em seus cadernos. A turma ficou animada para responder e ansiosa pela próxima questão. Essa reação positiva é incomum em aulas de matemática, devido ao preconceito que os alunos têm sobre essa disciplina. A partir disso, é possível fazer uma análise da importância dos aplicativos na aprendizagem dos alunos, no período desses dois tempos de aula, em que inicialmente não estavam muito participativos e interessados na aula, mas com a introdução do kahoot eles pediam por mais exercícios de matemática para resolverem. Segundo Dellos (2015), a aprendizagem baseada em jogos é amplamente reconhecida como uma prática educacional recomendada. Isso se deve ao fato de que ela envolve os alunos de maneira significativa na resolução de problemas, estimula o pensamento crítico e possibilita a revisão do conhecimento do conteúdo, tornando-se um recurso eficaz para os educadores utilizarem em sala de aula. Portanto, por meio dessa experiência, foi possível concluir que os estudantes se envolveram mais, participaram ativamente e mostraram interesse pela atividade. O uso de aplicativos como estratégia de aprendizagem pode ser uma ferramenta valiosa para engajar os alunos na resolução das atividades e, assim, melhorar o aprendizado de matemática.

Biografia do Autor

Maria Gabriela dos Reis Yule, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Maria Gabriela dos Reis Yule, graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Sua trajetória acadêmica inclui a participação no Programa Residência Pedagógica (PRP) durante a graduação. Atualmente, é mestranda em Educação Matemática na UFMS, onde está envolvida em projetos de pesquisa dedicados a aprimorar os métodos de ensino e aprendizagem em Matemática. Seu interesse profundo em contribuir para o avanço da Educação Matemática destaca seu comprometimento com o desenvolvimento educacional na área.

João Paulo Duarte Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Estudante de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora do Instituto de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS. Tem graduação em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003), especialização em Planejamento e Tutoria em Educação Aberta e a Distância e Mestrado em Educação pela UFMS. Doutorado sanduiche na França (CAPES/PDSE) em Educação Matemática pelo PPGEduMat/UFMS e pela URCA Université de Reims Champagne-Ardenne.Tem experiência na coordenação de curso de Licenciatura em Matemática, no ensino nas modalidades presencial e a distância. Como também, na avaliação de curso à distância. Atuando no ensino e aprendizagem com uso de software e também em ambientes virtuais, como: moodle e google classe. Professora permanente do PPGEduMat/ UFMS e desenvolve pesquisas em Didática da Matemática, com foco principalmente na Teoria das Situações Didáticas (TSD) e na Teoria dos Campos Conceituais (TCC). Um dos seus centros de interesse é o estudo do ensino e aprendizagem do conceito de limite de função. É membro do GT 14 (SBEM) - Didática da Matemática, do DDMat - Grupo de Estudos em Didática da Matemática, GECEMS Grupo de Estudo do Cálculo no Ensino Médio e Ensino Superior e da ARDM Association pour la Recherche en Didactique des Mathématiques.

Referências

DELLOS, Ryan. Kahoot! A digital game resource for learning. International Journal of Instructional technology and distance learning, v. 12, n. 4, p. 49-52, 2015.

TEIXEIRA, Paulo Cléber Mendonça; ANDRADE,Isabel Cristina Coelho. KAHOOT COMO METODOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 31–38, 2022. DOI: 10.20873/uftsupl2022-12991 .Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/article/view/12991 . Acesso em: 09 jul. 2024.

Publicado
2024-12-12
Seção
Resumo Expandido – Pôster - XVIII SESEMAT - 2024