AS GEOMETRIAS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UEMS:

UM OLHAR A PARTIR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS EM VIGÊNCIA

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar as diferenças e similaridades na organização curricular dos cursos de Licenciatura em Matemática oferecidos pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), com ênfase nas disciplinas diretamente relacionadas à Geometria. A partir da pesquisa documental, segundo a classificação de Lakatos e Marconi (2003, p. 174), entendendo os projetos pedagógicos dos cursos como documentos primários, comparamos a composição de disciplinas dos cursos de Licenciatura em Matemática da UEMS nas cidades de Dourados, Nova Andradina e Cassilândia, enfatizando as disciplinas ligadas a Geometria. A Licenciatura em Matemática da UEMS foi criada em 1994 na unidade de Glória de Dourados, com as aulas iniciando em 8 de agosto, para 40 alunos aprovados no vestibular realizado em 10 de julho do mesmo ano. Desde sua criação, passou por várias mudanças curriculares, incluindo revisões significativas em 1996 e 1998, para atender melhor às necessidades acadêmicas e ao mercado de trabalho. No ano 2000, o curso de Licenciatura em Ciências com habilitação em Matemática foi desativado e suas vagas foram redistribuídas para expandir a Licenciatura em Matemática e com isso, a Licenciatura em Matemática passou a ser oferecida nas cidades de Amambai, Cassilândia, Glória de Dourados e Nova Andradina. Em 2003, a oferta da Licenciatura em Matemática foi reestruturada e passou a ser oferecida apenas nas unidades de Cassilândia, Nova Andradina e no campus-sede em Dourados. As unidades de Amambai e Glória de Dourados foram desativadas, marcando um novo estágio na trajetória da Licenciatura em Matemática. (Projeto Pedagógico do Curso, 2019). Desde então, os projetos pedagógicos dos cursos passaram por alterações. Apesar das reformas e do tempo decorrido, ainda existem diferenças notáveis entre os currículos oferecidos nas cidades de Cassilândia, Dourados e Nova Andradina. No Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática em Dourados, homologado pela Resolução CEPE-UEMS Nº 2.437, de 30 de agosto de 2022, percebe-se na organização curricular as disciplinas de Geometria Analítica Vetorial e Geometria Euclidiana ambas anuais da 2ª série do curso. Observando as ementas das disciplinas, também podemos mencionar a disciplina de Fundamentos da Matemática III, no primeiro semestre da 1ª série do curso. O PPC da Licenciatura em Matemática em Nova Andradina, homologado pela Resolução n° 2.102, de 24 de outubro de 2019, e adequado pela CI SAN/PROE nº 198/2023, de 14 de julho de 2023, apresenta as disciplinas anuais de Geometria, na 1ª série do curso, e Geometria Analítica, na segunda série. O PPC do curso de Matemática em Cassilândia, homologado com alteração, pela Resolução CEPE-UEMS Nº 2.438, de 30/8/2022, traz no rol de disciplinas: Geometria Euclidiana, na primeira série, Geometria Analítica, na segunda série e Geometria Espacial, na quarta série.  Essas diferenças que se manifestam na carga horária e na oferta de disciplinas, refletem a autonomia curricular de cada unidade universitária e podem indicar como cada curso se adaptou às necessidades e contextos locais, evidenciando a adequação ao perfil dos alunos e às exigências regionais. 

Biografia do Autor

Marisa Raquel de Melo Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2008), graduação em Teologia - Unicesumar (2013) e mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2019). Aluna do doutorado em Educação Matemática no programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Thiago Pedro Pinto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do INMA (com orientações de mestrado e doutorado) e no Mestrado Profissional em Filosofia (PROFILO); É Editor-chefe da Revista Perspectivas da Educação Matemática (UFMS) desde 2020. Vice-líder do Grupo História da Educação Matemática em Pesquisa (HEMEP) desde 2011. Tem interesses em pesquisas vinculadas à História da Educação Matemática, à Formação de Professores de Matemática e à Filosofia (da/na Educação Matemática). Tem orientado trabalhos que versam sobre a formação de professores indígenas numa perspectiva histórica e sobre a participação das geometrias na formação de professores. Toma como base teórica os estudos de Ludwig Wittgenstein em sua segunda fase e autores contemporâneos de filosofia e antropologia. Quanto sua formação, é Graduado em Licenciatura em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho - PR (2005) atual UENP. Mestre em Educação Matemática pela UNESP - Rio Claro (2009). Doutor em Educação para a Ciência UNESP - Bauru (2013). Desde 2006 está vinculado ao GHOEM, Grupo de História Oral e Educação Matemática.

Referências

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL. Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Matemática. Cassilândia: UEMS, 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL. Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Matemática. Dourados: UEMS, 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL. Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Matemática. Nova Andradina: UEMS, 2019.

Publicado
2024-12-12
Seção
Resumo Expandido – Pôster - XVIII SESEMAT - 2024