O DISCURSO EDUCACIONAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA:
CONECTANDO O HOMEM AO CAMPO E À PRODUÇÃO AGRÍCOLA
Resumo
Este estudo analisa como os discursos sobre o campo são representados nos livros didáticos de matemática do sexto ano do Ensino Fundamental aprovados pelo PNLD 2020. Utilizando a análise do discurso foucaultiana como suporte teórico-metodológico, a pesquisa investiga as formas como esses materiais conectam o homem, às medidas agrárias e à produção agrícola. A partir da análise de 84 referências ao campo em 11 livros didáticos de matemática, identificamos uma narrativa que valoriza a produtividade e a eficiência, alinhada aos interesses do agronegócio, ao mesmo tempo que marginaliza práticas agrícolas tradicionais e sustentáveis. Os resultados destacam a necessidade de uma abordagem crítica na seleção e utilização de livros didáticos, incorporando contextos diversos e saberes tradicionais para promover uma educação matemática mais inclusiva. As implicações para a educação do campo destacam a necessidade de desenvolver currículos que valorizem diversos aspectos da vida dos camponeses e desafiem estereótipos relacionados à exploração, ao agronegócio e à produtividade.
Referências
ANJOS, C. S. Crenças de um professor de Matemática que emergem em suas interações com um livro didático do ensino médio. 2014. 289 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2014.
BIANCHINI, E. Matemática Bianchini. 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 9º ed. São Paulo: Moderna, 2018.
BRANDÃO, H. H. N. Análise do discurso. In: ______. Introdução à análise do discurso. 2. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2004. p. 13-52.
DE OLIVEIRA, Rosana Medeiros. Descolonizar os livros didáticos: raça, gênero e colonialidade nos livros de educação do campo. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 68, p. 11-33, 2017.
FERNANDES, B. M.; MOLINA, M. C. O campo da Educação do Campo. In: MOLINA, M.; JESUS, S. M. A. de (Orgs). Por uma educação do campo: contribuições para a construção de um projeto de educação do campo. Brasília: 2004 (Coleção por uma Educação Básica do Campo, 5).
FERNANDES, B. M.; Educação do Campo e Território Camponês no Brasil. In: CLARICE, A. dos S. de (Orgs). Educação do Campo: campo- políticas públicas- Educação. Brasília: 2008.
FERNANDES, B. M.; CERIOLI, P. R.; CALDART, R. S. Primeira Conferência Nacional “Por uma Educação básica do Campo”. (Texto introdutório). In: M. G. Arroyo; R. S. Caldart e M. C. Molina (Org.). Por uma educação do campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
FOUCAULT, M. A Arqueologia do Saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2008.
FURONI, S. P. Conhecimentos mobilizados por professores de Matemática do ensino médio em suas relações com livros didáticos. 2014. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2014.
MENEZES, D. de N. Um olhar sobre os discursos do campo nos livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental. 2022. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2022.
OLIVEIRA, J. R. Relações estabelecidas entre professores de Matemática do ensino médio e livros didáticos, em diferentes fases da carreira. 2014. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Matemática. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2014.