UMA ABORDAGEM HISTÓRICA PARA O ENSINO DE MEDIDAS

Resumo

Integrar a história da matemática no ensino incide no interesse dos alunos. Saito (2013), argumenta que essa abordagem torna a matemática mais acessível e humanizadora, promovendo um aprendizado mais reflexivo e significativo, mas é necessário aprofundar esse estudo, de forma que essa conexão não passe a ser apenas citações e contextualização. Nesse sentido, a pesquisa a que este texto se refere teve como objetivo produzir uma sequência didática para o ensino de medidas utilizando o contexto histórico da criação do paquímetro. A aplicação da sequência didática aconteceu em uma turma de professores em formação, na disciplina de História da Matemática, do curso de Licenciatura em Matemática da UFMS. Na sequência, foi apresentado o conceito histórico de unidades medidas, passando pelo significado de côncavo, polegada, jardas e pés até a história da criação do metro. Esse movimento foi realizado buscando questionar através de seu desenvolvimento histórico as exatidões dessas medidas.  Apresentamos então que o metro era representado por uma barra de liga de platina e irídio, após sua formulação pelos franceses em 1799, baseada em um quarto do meridiano entre a linha do Equador e o Polo Norte. Porém, questionamos a exatidão de algo físico como uma barra, sendo sujeita a alterações físicas decorrentes do desgaste e da oscilação da temperatura, assim como as medidas de comprimento do corpo variam. No fim desse movimento, mostramos que a última correção da medida do metro, datada de 1983, foi baseada em como a luz se propaga no vácuo em 1 segundo (Crease, 2011). Em relação aos estudantes, esse último método parecia ser o ponto final; a exatidão enfim, foi conquistada. Em seguida, foi abordado uma apresentação da ferramenta paquímetro, como um instrumento de medida capaz de uma precisão maior. A escala Nônio seria a responsável por essa precisão, e relatamos a história da criação pelo Pedro Nunes (Medeiros, 2004) da ferramenta que carregaria seu nome. Disponibilizamos então uma atividade em grupo juntamente com os seguintes materiais: paquímetro, lápis, borracha e apontador. Na atividade uma tabela era disponibilizada para que os alunos realizassem as medidas com 3 instrumentos diferentes, o próprio polegar de algum indivíduo do grupo, régua e paquímetro. Ocasionando uma diferença considera em cada medida principalmente nas polegas, já cada grupo tinha um como unidade de medida. Ao final foi constatado que mesmo o paquímetro possui uma margem de erro, levando a reflexão da sala sobre a exatidão de algo tão usual como a medidas no geral. Houve questionamentos a respeito de outras unidades de comprimento, como o conceito de massa e o que define de fato um quilo. Como conclusão da aplicação da atividade, podemos dizer que trabalhar a história das unidades de medida proporcionou aos estudantes o questionamento da ideia de uma matemática exata, platônica, que está pronta esperando para ser descoberta. Ao contrário, ao trazer o contexto histórico, possibilitamos desmistificar noções de medida que temos utilizado no cotidiano como se sempre tivessem sido assim, e ainda, pensar na possibilidade de outros sistemas métricos e, por consequência, de outras noções da matemática.

Biografia do Autor

André Matheus Batista Morinigo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Estudante do quinto semestre de Matemática Licenciatura, tenho direcionado minha jornada acadêmica para a integração da História da Matemática no contexto da Educação Matemática. Meu foco é explorar a trajetória histórica da disciplina reflete-se em minha abordagem pedagógica, buscando proporcionar uma compreensão mais profunda e contextualizada dos conceitos matemáticos.

Carla Regina Mariano da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação Matemática. Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho (2004), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015). Atualmente é professora adjunta do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, docente do Curso de Mestrado da Pós-graduação em Educação Matemática - PPGEDUMAT. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, história da educação matemática.

Referências

CREASE, Robert P. A medida do mundo: a busca para descobrir as dimensões do universo, do metro à velocidade da luz. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Record, 2011.

MEDEIROS, Alexandre; MEDEIROS, Cleide Farias de; MONTEIRO JUNIOR, Francisco Nairon. Pedro Nunes e o problema histórico da compreensão da medição das frações. Ciência & Educação, v. 10, n. 3, p. 559-570, 2004.

SAITO, Fumikazu; DIAS, Marisa da Silva. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciência & Educação, v. 19, n. 1, p. 89-111, 2013.

Publicado
2024-12-11
Seção
Resumo Expandido – Pôster - XVIII SESEMAT - 2024