OBJETO DE APRENDIZAGEM MORCEGO TECH:

PENSAMENTO COMPUTACIONAL, ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E ROBÓTICA EDUCACIONAL

Resumo

Este trabalho relata o desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem para o ensino de habilidades e competências relacionadas ao Pensamento Computacional. O trabalho foi derivado das pesquisas realizadas para a produção de material didático do projeto de extensão Oficinas de introdução à robótica com Micro:Bit, realizado em 2023. A pesquisa é caracterizada como aplicada e experimental, voltada para o desenvolvimento de um dispositivo educacional. O material didático produzido buscou inspiração na capacidade de ecolocalização dos morcegos, uma vez que estes animais determinam a distância, direção e até a forma de um objeto com base no tempo de retorno dos ecos derivados dos sons de alta frequência que emitem. A capacidade de ecolocalização pode ser simulada com sensores como o HC-SR04 Ultrasonic Distance Sensor, em conjunto com o microcontrolador BBC Micro:bit. O dispositivo foi montado em um estojo fabricado em uma impressora 3D no formato de um morcego. Como resultado, o dispositivo simula a ecolocalização de morcegos, movendo asas articuladas em resposta à detecção de objetos próximos, oferecendo uma experiência prática e educacional para estudantes aprenderem conceitos de programação e robótica, além de explorarem também os princípios da ecolocalização. O Objeto de Aprendizagem foi construído, documentado e uma sequência didática foi planejada. Foram mapeados conceitos de matemática implícitos, explícitos bem como aplicações práticas da matemática no Objeto de Aprendizagem.

Referências

ALTRINGHAM, J. D.. Bats: from evolution to conservation. Oxford University Press. 2011.

BARR, V., HARRISON, J., & CONERY, L. . Computational thinking: A digital age skill for everyone. Learning & Leading with Technology, 38(6), 2011. 20-23.

BBC. Bitesize. Introduction to computational thinking. What is computational thinking? s.d. Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/education/guides/zp92mp3/revision>. Acesso em 8 Jul. 2024.

CAMPOS, F. R. Robótica educacional no Brasil: questões em aberto, desafios e perspectivas futuras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 4, p. 2108-2121, 2017.

CSIZMADIA, Andrew et al. Computational thinking: A guide for teachers 2015. Disponível em: <https://eprints.soton.ac.uk/424545/1/150818_Computational_Thinking_1_.pdf>. Acesso em 8 Jul. 2024.

COMPUTER SCIENCE TEACHERS ASSOCIATION - CSTA. Computer Science Teachers Association. Computational thinking. CSTA White Paper. 2011. Disponível em: <https://csta.acm.org/Curriculum/sub/CurrFiles/CSTA_CompThinkingWhitePaper.pdf>. Acesso em 8 Jul. 2024.

FORBELLONE, André Luiz Villar. Lógica de Programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

GALVAN, S.; BOTTURI, D.; CASTELLANI, A.; FIORINI, P. Innovative robotics teaching using Lego sets. In: IEEE INTERNATIONAL CONFERENCE ON ROBOTICS AND AUTOMATION, 2006. Anais [...]. IEEE, 2006. p. 721-726.

KENSHIMA, Gedeane. Micro:bit v2 – Conheça a nova versão. Disponível em: <https://www.makerhero.com/blog/microbit-v2-conheca-a-nova-versao/>. Acesso em 8 Jul. 2024.

KONRATH, M. L. P. (2006). “Nós no mundo: Objeto de Aprendizagem voltado para o 1o

Ciclo do Ensino Fundamental”. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação. V.1 n.1. 2015. 01-11.

MAKE CODE. Disponível em: <https://makecode.microbit.org/>. Acesso em 8 Jul. 2024.

PAPERT, Seymour. Teaching Children Thinking, Logo Memo nº 2, 1971. Disponível em: <https://archive.org/stream/bitsavers_mitaiaimAI_471587/AIM-247_djvu.txt>. Acesso em 8 Jul. 2024.

RESNICK, Mitchel. Scratch: Programming for All. Communications of the ACM, v. 52, p. 60–67, 2009.

Sosteric M, Hesemeier S. When is a learning object not an object: A first step towards a theory of learning objects. International Review of Research in Open and Distance Learning. 2002 Oct.;3(2):120-139.

WING, J. M. Computational Thinking. Communications of the ACM, 49(3). 2006. 33-35.

Publicado
2024-12-18
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVIII SESEMAT - 2024