AS LEGISLAÇÕES DO ENSINO EM ANGOLA NO PERÍODO DE 1975 A 2020 :
SABERES DA FORMAÇÃO E DO ENSINO
Resumo
Este artigo tem como objetivo fazer uma análise histórico cultural da constituição do saber profissional do professor em Angola no período de 1975 a 2020. Teve como questão central da pesquisa a seguinte: Que informações ou orientações sobre o trabalho pedagógico do professor às legislações do ensino evidenciam? A mesma esteve revestida de fundamentos teóricos – metodológicos na perspectiva sociocultural, considerando autores que evidenciam o saber objetivado no centro do estudo da formação profissional do professor, representados pelo saber a ensinar e saber para ensinar constituídos entre si. Para o processo de transformação da informação em saber científico a análise baseou-se em dois dos quatro estágios de Burke, nomeadamente a coleta/recompilação e análise, reconfigurados em etapa da recompilação de experiências docentes e a análise comparativa dos conhecimentos dos docentes. Os resultados do estudo indicam que as legislações de ensino determinaram a cultura escolar que foi se transformando pelas finalidades que lhe são impostas, princípios, objetivos, áreas prioritárias e as estratégias que lhe são ditas para se conseguir a implantação das mesmas em cada período histórico.
Referências
ANGOLA. Lei n.º 13, de 31 de dezembro de 2001. Lei de Bases do Sistema de Educação. I Série - N.º 65, Luanda, 31 de dezembro, 2001.
ANGOLA. Lei n.º 17, de 7 de outubro de 2016. Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino. Diário da República, Órgão Oficial da República de Angola. I Série - N.º 170, Luanda, 7 de outubro, 2016.
ANGOLA. Lei n.º 32, de 12 de agosto de 2020. Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino. Diário da Republica, Órgão Oficial da República de Angola. I Série - N.º 123, Luanda, 12 de agosto, 2020.
ANGOLA. Lei n.º 40, de 14 de maio de1980. Estatuto Orgânico do Ministério da Educação. I Série - N.º 113, Luanda, 14 de maio, 1980.
BURKE, Peter. O que é a história do conhecimento? Tradução: Cláudia Freire. São Paulo: Editora Unesp, 2016.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, p. 177-229, 1990.
HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard. Saberes um tema central para as profissões do ensino e da formação. In R. Hofstetter, R. & Valente, W.R. (org). Saberes em (trans) formação – tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017.p.113-172.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Tradução: Gizele de Sousa. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, p. 9-43, n. 1, Jan./Jun. 2001.
VALENTE, Wagner Rodrigues. A pesquisa sobre História do Saber Profissional que Ensina Matemática: Interrogações Metodológicas. Revista Paradigma (Edición Cuadragésimo Aniversario: 1980-2020), Vol. XLI, 900 – 911, junio de 2020.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Oito temas sobre História da Educação Matemática. REMATEC, Natal (RN) Ano 8, n.12/ Jan.-Jun. p.22 – 50. 2013.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. Acta Scientia e Canoas v.20 n.3 p.377-385 maio/jun. 2018.
VALENTE, Wagner Rodrigues; BERTINI, Luciane de Fatima; MORAIS, Rosilda dos Santos. Novos aportes teórico-metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam Matemática. Acta Scientia e Canoas v.19 n.2 p.224-235 mar./abr. 2017.