AS LEGISLAÇÕES DO ENSINO EM ANGOLA NO PERÍODO DE 1975 A 2020 :

SABERES DA FORMAÇÃO E DO ENSINO

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer uma análise histórico cultural da constituição do saber profissional do professor em Angola no período de 1975 a 2020. Teve como questão central da pesquisa a seguinte: Que informações ou orientações sobre o trabalho pedagógico do professor às legislações do ensino evidenciam? A mesma esteve revestida de fundamentos teóricos – metodológicos na perspectiva sociocultural, considerando autores que evidenciam o saber objetivado no centro do estudo da formação profissional do professor, representados pelo saber a ensinar e saber para ensinar constituídos entre si. Para o processo de transformação da informação em saber científico a análise baseou-se em dois dos quatro estágios de Burke, nomeadamente a coleta/recompilação e análise, reconfigurados em etapa da recompilação de experiências docentes e a análise comparativa dos conhecimentos dos docentes. Os resultados do estudo indicam que as legislações de ensino determinaram a cultura escolar que foi se transformando pelas finalidades que lhe são impostas, princípios, objetivos, áreas prioritárias e as estratégias que lhe são ditas para se conseguir a implantação das mesmas em cada período histórico.

Biografia do Autor

Eslome Bicicleta, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutorando em Educação Matemática pela Universidade Federal Mato Grosso do Sul no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática/Brasil. Mestre em Ensino das Ciências na especialidade de Matemática pelo ISCED-Huila em Angola. Licenciado em Ciências de Educação, opção Matemática pela Universidade Agostinho Neto, professor do Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe, Angola.

Edilene Simões Costa dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de Brasília, mestrado na área de educação/Ensino e Aprendizagem pela Universidade Católica de Brasília, especializada em manejo de recursos ambientais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e graduada em Ciências Habilitação em Matemática pelo UniCeub/DF. Professora do Instituto de Matemática da UFMS, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFMS desde 2015. Faz parte dos grupos de pesquisa: Compasso – MS e GHEMAT – Brasil.

Referências

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Publicado
2024-12-20
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVIII SESEMAT - 2024