HISTÓRIAS DE MULHERES QUE CURSARAM A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO INSTITUTO DE MATEMÁTICA DA UFMS NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO CURSO

Resumo

Esta pesquisa de caráter histórico se concentra na Licenciatura em Matemática da UFMS, com ênfase na participação das mulheres ao longo das décadas iniciais. Iniciado no começo dos anos 80 no Departamento de Matemática, o curso formou muitos profissionais ainda ativos na área, enquanto outros seguiram diferentes trajetórias. Bittar (2015) registra muitos casos de abandono e aponta que em 30 anos de curso, temos apenas 20% de egressos. Quando observamos o lado das mulheres, vemos que alguns desses abandonos podem ser devido à maternidade, ao preconceito ou à discriminação. Nesta pesquisa, buscamos identificar as adversidades enfrentadas por essas mulheres ao longo dos anos, ouvindo histórias negligenciadas e possibilitando que essas narrativas ecoem, potencialmente influenciando práticas atuais no curso. “Após a morte de Hipátia houve um vazio de doze séculos sem que nenhuma mulher tivesse seu nome registrado na história da matemática” (Fernandes, 2006, p. 42). Agora, finalmente, podemos explorar profundamente esse aspecto crucial da história e enriquecer nosso entendimento da trajetória das mulheres na matemática. Este estudo adota a História Oral como metodologia de pesquisa, utilizando entrevistas para capturar nuances e percepções sobre o início do curso de Licenciatura em Matemática na UFMS do ponto de vista feminino. Analisaremos as políticas universitárias em relação à gravidez e outras circunstâncias, além de examinar as experiências vivenciadas por mulheres ao longo do curso. Também destacamos as trajetórias de professoras que dedicaram suas carreiras ao ensino, tanto na educação básica quanto no ensino superior. Vinculado ao Grupo HEMEP, que mapeia a formação e atuação de professores de Matemática em Mato Grosso do Sul, exploramos o passado do curso de Matemática da UFMS como um importante centro de formação. Utilizando a metodologia da História Oral, buscamos produzir narrativas que ressoem em diferentes contextos acadêmicos e impactem práticas atuais nos cursos de Licenciatura em Matemática. Esta Iniciação Científica se justifica como parte do panorama desenvolvido pelo Grupo HEMEP. Investigamos o processo de 'tornar-se professor' e sua relação com a formação em Matemática. Este estudo busca compreender a educação nas salas de aula de formação de professores.

Biografia do Autor

Isadora Fernandes de Assis, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

aluna de Licenciatura em Matemática na UFMS, faço parte do PIBID e também estou realizando uma iniciação científica voluntária.

Thiago Pedro Pinto, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do INMA (com orientações de mestrado e doutorado) e no Mestrado Profissional em Filosofia (PROFILO); É Editor-chefe da Revista Perspectivas da Educação Matemática (UFMS) desde 2020. Vice-líder do Grupo História da Educação Matemática em Pesquisa (HEMEP) desde 2011. Tem interesses em pesquisas vinculadas à História da Educação Matemática, à Formação de Professores de Matemática e à Filosofia (da/na Educação Matemática). Tem orientado trabalhos que versam sobre a formação de professores indígenas numa perspectiva histórica e sobre a participação das geometrias na formação de professores. Toma como base teórica os estudos de Ludwig Wittgenstein em sua segunda fase e autores contemporâneos de filosofia e antropologia. Quanto sua formação, é Graduado em Licenciatura em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho - PR (2005) atual UENP. Mestre em Educação Matemática pela UNESP - Rio Claro (2009). Doutor em Educação para a Ciência UNESP - Bauru (2013). Desde 2006 está vinculado ao GHOEM, Grupo de História Oral e Educação Matemática.

Referências

BITTAR, Marilena. Um Estudo da Criação e Desenvolvimento de Licenciaturas em Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bolema, Rio Claro (SP), v. 29, n. 51, p. 263 - 283, 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/bolema/a/LHSxGx3NZr8Z5GPKqXHBGhr/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 16/07/2024.

FERNANDES, Maria da Conceição Vieira. A Inserção e Vivência da Mulher Na Docência de Matemática: Uma Questão de Gênero. Dissertação (mestrado em educação). João Pessoa (PB). 2006. Disponível em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4959>. Acesso em: 16/07/2024.

Publicado
2024-12-12
Seção
Resumo Expandido – Pôster - XVIII SESEMAT - 2024