APROPRIAÇÃO DA TECNOLOGIA POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE

Resumo

No presente artigo apresentamos alguns elementos de uma pesquisa de doutorado em andamento, que tem como objetivo investigar a apropriação das tecnologias digitais por professores de Matemática que atuam no ensino superior em Moçambique. Como principais referenciais teóricos adotamos a Abordagem Instrumental proposta por Rabardel e o Construcionismo proposto por Papert. Para a produção de dados foi desenvolvido um projeto de extensão na modalidade on-line com um total de oito encontros que consistiam de uma formação continuada com 14 professores que lecionam em cursos de formação de professores de Matemática permitindo contribuir para o ensino de matemática por meio do softwares matemáticos (GeoGebra e SuperLogo). A metodologia de pesquisa adotada foi a qualitativa, na perspectiva proposta por Bogdan e Biklen. O trabalho realizado com os professores visou contribuir para a formação de futuros professores que irão lecionar no Ensino Secundário Geral em Moçambique. Os participantes do projeto elaboraram e apresentaram atividades de modo que as habilidades adquiridas sejam desenvolvidas com seus estudantes - futuros professores - de forma que estes, ao concluírem a formação inicial tenham refletido sobre o uso de tecnologias digitais para o ensino e a aprendizagem de matemática.

Biografia do Autor

Teodosio Cosme, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutorando em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), possuimestrado em Educação/Informática Educacional pela Universidade Pedagógica - Moçambique (2018).,Licenciatura em Ensino de Matemática pela Universidade Pedagógica de Moçambique (2006). Possui Bacharelatoem ensino de Matemática pela Universidade Pedagógica (2004). Foi docente da Universidade Pedagógica deMoçambique de 2006 a 2018. Desde 2019 é docente da Universidade Licungo de Moçambique.

Marilena Bittar, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Professora Titular Sênior do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS, do qual foi coordenadora de 2007 a 2011 e de 2013 a 2016; Pesquisadora Produtividade Pesquisa do CNPq. Graduada em Matemática- Licenciatura Plena pela UFMS (1984), mestre em Matemática pela Universidade de Brasília (1987), doutora em Didática da Matemática pela Universidade Joseph Fourier / Grenoble I , França (1998) e pós doutora em Educação Matemática pela Universidade Grenoble-Alpes. É membro do GT 14 (SBEM) - Didática da Matemática, do qual foi líder fundadora,e coordenou de 2014 a 2018; é líder do DDMat - Grupo de Estudos em Didática da Matemática e participa do GEPEDEMI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Educação Matemática Inclusiva. É membro do Grupo Assessor Especial da Diretoria de Relações Internacionais da CAPES-DRI. Desenvolve e orienta pesquisas em Didática da Matemática desde 1999, com foco, nos últimos 10 anos, principalmente na Teoria das Situações Didáticas (TSD) e na Teoria Antropológica do Didático (TAD). Um dos seus centros de interesse é a análise de livros didáticos de matemática, para a qual desenvolveu um modelo baseado na TAD. Além disso, tem investigado , junto com orientandos e participantes do DDMat, escolhas de professores em suas aulas de matemática. Tem desenvolvido parceria com pesquisadores franceses desde o inicio da década de 2000 e mais recentemente com pesquisadores espanhóis.

Referências

BITTAR, Marilena. A abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática. Educar em Revista. Curitiba: Editora UFPR, v.1, pp.157 - 171, 2011.

BOGDAN, Robert; BIKLEN. Sari. K. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto, 1994

GEOGEBRA. O que é o GeoGebra? Disponível em https://www.geogebra.org/about

Acesso em 24 de jul. de 2022.

PAPERT, Seymour. LOGO: computadores e educação. São Paulo, SP: Brasiliense, 1985.

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. ed.rev. Porto Alegre: Artmed, 2008.

RABARDEL, Pier. Les hommes et les technologies: une approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin, 1995.

RABARDEL, Pier. Eléments pour une approche instrumentale en didactique des mathématiques. Actes de la Xème Ecole d'Eté de Didactique des Mathématiques. Houlgate, vol I, 203-213, 1999.

VALENTE, José Armando. Diferentes usos do computador na educação. In: Computadores e conhecimento: repensando a educação. 1ª ed. Campinas, NIED-Unicamp, 1993

Publicado
2024-12-18
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVIII SESEMAT - 2024