ETNOGRAFIA DE CASA:

UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA PESQUISAS REALIZADAS POR INDÍGENAS

Resumo

O presente trabalho se propõe a discutir os motivos da escolha da metodologia "etnografia de casa", proposta pelo pesquisador João Rivelino Rezende Barreto, para a realização da pesquisa de doutorado do primeiro autor, que está em fase inicial. Dessa forma, nosso objetivo é apresentar, no campo da pesquisa em Educação Matemática, o modo indígena de realizar pesquisas e mostrar os resultados já obtidos. A metodologia escolhida oferece uma maneira de realizar a pesquisa com os indígenas, sendo eu mesmo um pesquisador indígena. Pretendo levar essas experiências para minha pesquisa de doutorado em Educação Matemática. Percebemos que registrar conhecimentos indígenas por nós, indígenas, exige muitas responsabilidades, pois envolve conhecimentos, memórias e histórias. Existem regras que afirmam que alguns conhecimentos não podem ser registrados, pois são segredos de cada povo. No entanto, isso vem mudando aos poucos, pois muitos dos anciões estão partindo, e afirmam que é necessário aprender o mais rápido possível. Isso só é possível com grandes desafios e coragem.

Biografia do Autor

Jaquelino Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Licenciatura Intercultural Indígena pela Universidade Federal da Grande Dourados (2016) e Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação e territorialidade PPGET-FAIND pela Universidade Federal da Grande Dourados (2023). Atualmente é doutorando em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Thiago Donda Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Licenciado em Matemática pelo Centro Universitário de Votuporanga - UNIFEV (2004), com Mestrado (2008) e Doutorado (2015) em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Rio Claro. Trabalhou como professor de Ensino Fundamental e Médio durante oito anos. Atualmente é professor do Curso de Matemática/ Licenciatura da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Paranaíba - UFMS/CPAR. Também é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do INMA/UFMS e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEMS/Paranaíba. Coordenador do curso de Matemática/Licenciatura da UFMS/CPAR. Foi coordenador de área do PIBID do curso de Matemática da UFMS/CPAR no período 2010-2020. Coordena o Programa Residência Pedagógica. Publicou os livros: "A Etnomatemática no contexto do Ensino Inclusivo" (2010) e "Práticas de Exclusão em Ambiente Escolar" (2017). Tem experiência na área de Educação, Educação Matemática, Etnomatemática, Educação Inclusiva e Filosofia da Diferença.

Referências

BARRETO, J. R. R. Ukũsse [recurso eletronico]: formas de conhecimento nas artes do dialogo tukano. Florianopolis. Editora da UFSC, 2022. E-book (PDF). Disponível em: https://doi.org/10.5007/978-65-5805-061-2ISBN 978-65-5805-061-2. Acesso em: 15 julh. 2024.

D’AMBROSIO, U. Elo entre as tradições e a modernidade. - 1. ed. - Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa/Antônio Carlos Gil. - 4. ed. - São Paulo : Atlas, 2002.

AUTOR1 (2023)

SMITH, L. T. Decolonizando metodologias: pesquisa e povos indígenas. Trad. Roberto G. Barbosa. Curitiba. Ed. UFRP, 2018.

Publicado
2024-12-18
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVIII SESEMAT - 2024