ETNOGRAFIA DE CASA:
UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA PESQUISAS REALIZADAS POR INDÍGENAS
Resumo
O presente trabalho se propõe a discutir os motivos da escolha da metodologia "etnografia de casa", proposta pelo pesquisador João Rivelino Rezende Barreto, para a realização da pesquisa de doutorado do primeiro autor, que está em fase inicial. Dessa forma, nosso objetivo é apresentar, no campo da pesquisa em Educação Matemática, o modo indígena de realizar pesquisas e mostrar os resultados já obtidos. A metodologia escolhida oferece uma maneira de realizar a pesquisa com os indígenas, sendo eu mesmo um pesquisador indígena. Pretendo levar essas experiências para minha pesquisa de doutorado em Educação Matemática. Percebemos que registrar conhecimentos indígenas por nós, indígenas, exige muitas responsabilidades, pois envolve conhecimentos, memórias e histórias. Existem regras que afirmam que alguns conhecimentos não podem ser registrados, pois são segredos de cada povo. No entanto, isso vem mudando aos poucos, pois muitos dos anciões estão partindo, e afirmam que é necessário aprender o mais rápido possível. Isso só é possível com grandes desafios e coragem.
Referências
BARRETO, J. R. R. Ukũsse [recurso eletronico]: formas de conhecimento nas artes do dialogo tukano. Florianopolis. Editora da UFSC, 2022. E-book (PDF). Disponível em: https://doi.org/10.5007/978-65-5805-061-2ISBN 978-65-5805-061-2. Acesso em: 15 julh. 2024.
D’AMBROSIO, U. Elo entre as tradições e a modernidade. - 1. ed. - Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa/Antônio Carlos Gil. - 4. ed. - São Paulo : Atlas, 2002.
AUTOR1 (2023)
SMITH, L. T. Decolonizando metodologias: pesquisa e povos indígenas. Trad. Roberto G. Barbosa. Curitiba. Ed. UFRP, 2018.