ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA:
VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DE MATEMÁTICA IV
Resumo
O ensino de matemática é um tema de grande relevância e tem sido objeto de estudos e debates nos últimos anos. A maneira como a disciplina é ensinada nas escolas tem sido alvo de críticas, sendo uma delas relacionada à falta de contextualização dos conteúdos matemáticos. Nesse sentido, o estágio é uma etapa fundamental na formação docente, pois permite que o futuro professor conheça diferentes metodologias e estratégias de ensino, além de aprimorar suas habilidades didáticas e de interação com os alunos, visando caminhos para solucionar esses problemas. Tendo como base esse princípio, o presente trabalho, através de um estudo qualitativo, apresenta os relatos e experiências adquiridos por uma estagiária do curso de Licenciatura em Matemática do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que utilizou jogos como recurso didático nas atividades desenvolvidas com alunos do Ensino Médio. A utilização de jogos no ensino da matemática contribui significativamente para a aprendizagem dos alunos, os quais começam a enxergar a disciplina como prazerosa. No decorrer do texto, são apresentados dois jogos, confeccionados pela própria pesquisadora, com o objetivo de motivar o aluno no processo de aprendizagem e contribuir para que compreenda e assimile os conteúdos.
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