NARRAR, O AINDA, NÃO NARRADO:
ROMPENDO SILÊNCIOS SOBRE A PRODUÇÃO DE UMA DISSERTAÇÃO
Resumo
O presente artigo tem por objetivo narrar o caminhar da construção de uma dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Durante o processo de Graduação de uma das autoras no curso de Licenciatura em Matemática, da instituição já mencionada, ela se viu percorrendo um caminho em direção a sua negritude, quando em uma das aulas sofria ataques racistas de uma colega e se sentia aprisionada pela falta de espaço para discutir as violências que o seu corpo negro sofria. Foi nesse experienciar e com o questionamento: “será que outras professoras negras de Matemática passaram por situações semelhantes em seus processos de formações?”, que surge a dissertação com o objetivo de analisar a trajetória de formações de professoras negras de Matemática que atuam no curso de Licenciatura em Matemática das Universidades Públicas de Mato Grosso do Sul e, dessa forma, compreender os atravessamentos de questões raciais e sociais nos processos de formação dessas docentes. Dito isso, escolhemos narrar nesse trabalho os processos de construção de uma dissertação. O que se pode narrar quando optamos contar sobre esses processos? Mais do mesmo ou (re)significar o já vivido?
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