VISITANDO OS TRABALHOS DO SESEMAT SOB AS PERSPECTIVAS DE KAISER E SRIRAMAN EM MODELAGEM
Resumo
Este estudo aborda parte das discussões sobre as perspectivas em Modelagem realizadas pelo Grupo de Formação, Estudos e Pesquisas em Educação Matemática vinculado à Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente, essa tendência na Educação Matemática tem gerado um aumento significativo de publicações aceitas em periódicos de revistas e em eventos de diferentes níveis, sejam internacionais, nacionais, regionais ou locais. A Modelagem é vista como uma estratégia pedagógica que busca potencializar o ensino e a aprendizagem da Matemática na sala de aula, abrangendo diversos níveis educacionais. À vista disso, nosso objetivo é verificar os trabalhos de Modelagem, como Relatos de Experiências e Comunicações Científicas, nos anais das edições anteriores do SESEMAT, buscando identificar em quais perspectivas de Kaiser e Sriraman essas pesquisas estão imbricadas. Para alcançar os resultados, elencamos três categorias de análise (AC) e, em cada categoria, selecionamos duas perspectivas. Na C1: Contextual e Sociocrítica, na C2: Cognitiva e Educacional, e na C3: Realística ou Aplicada e Epistemológica ou Teórica. Os resultados mostram que tanto os relatos quanto as comunicações atendem a uma ou mais categorias, dependendo dos objetivos e interesses de pesquisa de cada estudo analisado.
Referências
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