VISITANDO OS TRABALHOS DO SESEMAT SOB AS PERSPECTIVAS DE KAISER E SRIRAMAN EM MODELAGEM

Resumo

Este estudo aborda parte das discussões sobre as perspectivas em Modelagem realizadas pelo Grupo de Formação, Estudos e Pesquisas em Educação Matemática vinculado à Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente, essa tendência na Educação Matemática tem gerado um aumento significativo de publicações aceitas em periódicos de revistas e em eventos de diferentes níveis, sejam internacionais, nacionais, regionais ou locais. A Modelagem é vista como uma estratégia pedagógica que busca potencializar o ensino e a aprendizagem da Matemática na sala de aula, abrangendo diversos níveis educacionais. À vista disso, nosso objetivo é verificar os trabalhos de Modelagem, como Relatos de Experiências e Comunicações Científicas, nos anais das edições anteriores do SESEMAT, buscando identificar em quais perspectivas de Kaiser e Sriraman essas pesquisas estão imbricadas. Para alcançar os resultados, elencamos três categorias de análise (AC) e, em cada categoria, selecionamos duas perspectivas. Na C1: Contextual e Sociocrítica, na C2: Cognitiva e Educacional, e na C3: Realística ou Aplicada e Epistemológica ou Teórica. Os resultados mostram que tanto os relatos quanto as comunicações atendem a uma ou mais categorias, dependendo dos objetivos e interesses de pesquisa de cada estudo analisado.

Biografia do Autor

Alessandro Ribeiro da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutorando vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat - UFMS/2024). Especialista em Alfabetização Matemática pela Universidade do Leste Mineiro (FACULESTE - 2023). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade do Leste Mineiro (FACULESTE - 2023). Graduado em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2018 - 2021). Membro do Grupo de Formação, Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GFEPEM), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat - UFMS). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Tem experiência na área da em Educação Matemática: Ensino e Aprendizagem de Matemática, Modelagem Matemática e Tecnologias Digitais. Professor da Educação Básica (Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio).

Cícero Rocha de Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Possui graduação em Matemática pelo Instituto Federal do Piauí(2014), especialização em ADMINISTRAÇÃO E INSPEÇÃO ESCOLAR pela Faculdade Única de Ipatinga(2023), especialização em Ensino de Matemática pela S B I(2018) e ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Alternativo de Corrente(2010). Atualmente é TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Matemática.

Claudia Carreira da Rosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2000), É mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2009) e doutora no Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Atuou como professora na Faculdade de Filosofia e Letras de Mandaguari. (2009). Foi Professora Concursada da Rede Estadual de Educação do PR, ministrando aulas no Ensino básico (2004-2010). É professora adjunta (dedicação exclusiva) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, coordenou o curso de Matemática de 2013 a 2016 e atuou como diretora de campus de 2017 a 2021 no Campus Ponta Porã/MS (CPPP). É Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS/Campo Grande/MS, atualmente faz parte do quadro de professores do Instituto de Matemática (INMA/UFMS). Recebeu o Título de "Professor de Magistério Superior Emérito.(2022) " Atua como secretária na Secretaria de Programas e Projetos (SEPEX) da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esportes da UFMS. É Diretora da SBEM- MS.

Referências

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Publicado
2024-12-19
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVIII SESEMAT - 2024