MATEMÁTICA E CROCHÊ:

HISTÓRIAS PARA SE CONTAR

Resumo

Este trabalho é fruto de uma pesquisa de mestrado que versa sobre a matemática e o crochê. Nessa pesquisa em andamento pretende-se entrevistar mulheres crocheteiras no intuito de analisar saberes e fazeres dessas artesãs em relação a matemática que elas veem e/ou estão entrelaçadas com a arte do crochê. Diante disso, neste trabalho busca-se investigar vestígio histórico do crochê a partir de pesquisas acadêmicas nos sites de busca da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), no intuito de perceber movimentos históricos, sociais e étnicos entrelaçados com a matemática e o crochê, que as tornam socialmente relevantes ou não. Utilizando a abordagem qualitativa esta revisão traz discussões sobre a constituição de histórias e historiografias, a importância de se contar histórias pelo viés da história oral, descreve recortes de uma história para o crochê a partir dos trabalhos analisados e indica histórias para se contar em relação à matemática, o crochê e as vivências de artesãos do crochê.

Referências

BORGES, Kelio Junior Santana. Fios de vida, tramas de histórias: a ficção de Lygia Fagundes Telles. Dissertação. Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2009.

BRAUN, Sônia Maria Antônia Hordorf. Intervenção Urbana com Fios: o tricô e o crochê na arte contemporânea em uma perspectiva educativa. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2013.

DANTAS, Caroline Silva. Mulheres, crochê e desenvolvimento local: um olhar para a sustentabilidade da vida. Dissertação. Universidade Federal de Itajubá. Itajubá, 2022.

DUARTE, Luana Crispim. O crochetar de superfícies têxteis: uma investigação no âmbito do Design. Dissertação. Universidade Estadual Paulista ‘Julio de Mesquita Filho’. Bauru, 2020.

GARNICA, Antonio Vicente Marafioti; FERNANDES, Déa Nunes; SILVA, Heloisa da. Entre a amnésia e a vontade de nada esquecer: notas sobre regimes de historicidade e história oral. Bolema. Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 213-250, 2011.

GRASSI, Paula Cervelin. Alinhavos e rasgos maternais a (des)educação da madresposa no clube de mães Santa Rita de Cássia. Dissertação, Universidade do Vale do rio dos Sinos. São Leopoldo, 2017.

GUESSI, Vitória; BONONI, Juliana. Moda e Artesanato na Escola Helen Keller de Ribeirão Preto-SP. Ensinarmode, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 167-181, 2020. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/17056. Acesso em: 06, jul. 2024.

GUIMARAES, Mariana de Souza. O Design Dos Objetos Artesanais Produzidos No Cotidiano De Mulheres Idosas. Dissertação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2010.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução de Bernardo Leitão. Editora da UNICAMP, São Paulo, 1990.

MOURÃO, Nadja Maria; OLIVEIRA, Ana Célia Carneiro. Memória do Crochê: cultura afetiva em objetos biográficos. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, v. 5, n.2, 2021. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/19746. Acesso em: 06 de jul. 2024.

NOBERTO, Lineker. Combates pela história, disputas de memórias: o caso do golpe de 1964 e a ditadura. Revista História Oral. Rio de Janeiro, v. 27, n. 1, p. 97-114, 2024.

OLIVEIRA, Samuel Silva Rodrigues de. Zózimo bulbul: a prática de história oral no cenário de abolição (1988) e a história de vida de um artista negro (1937-1959). Revista História Oral. Rio de Janeiro, v. 24, n. 1, p.239-257, 2021.

PORTELLI, Alessandro. História oral Como Arte da Escuta. Letra e Voz, São Paulo, 2016.

RAMOS, Maristela Pessoa. O bordado que se expande e vira ponto de cultura de Rio das Flores: questões entre o design e o artesanato e o processo de criação da Florart, no Sul Fluminense. Tese. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2019.

RIBEIRO, Débora Inácia. O trabalho manual comunitário e o desvelamento de si-mesmo em Heidegger. Tese. Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo, 2018.

RODRIGUES, Giseli Tavares de Souza. História Do Clube De Mães E As Origens Do Atendimento À Criança Pequena Em Naviraí/MS (1974 - 1990). Dissertação. Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados, 2019.

SILVA, Angeirley Santos. A arte do crochê como patrimônio imaterial da cidade de São Bernado – MA. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Maranhão. São Bernardo, 2017.

SILVA, Bruna Vilas Bôas. Crochê: o resgate cultural e seus arsenais na prática do designer de moda. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Apucarana, 2015.

VÖLZ, Pâmela Moraes. Uma família que trabalha": o caso das Oficinas de Geração de Trabalho e Renda da Reabilitação, Trabalho e Arte (RETRATE) de Pelotas/RS. Dissertação. Universidade Federal de Pelotas Instituto de Sociologia e Política Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Pelotas, 2012.

Publicado
2024-12-18
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVIII SESEMAT - 2024