OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM:
[RE]VISÃO E QUESTIONAMENTOS
Resumo
Este trabalho se caracteriza como uma Revisão Sistemática em que buscou-se analisar como estão ocorrendo os usos de Objetos Digitais de Aprendizagem – ODA em Educação Matemática, a partir de pesquisas brasileiras, na tentativa de identificar quais são as visões, apropriações, desapropriações e usos estabelecidos por pesquisadores, professores e comunidade científica em relação a esses recursos. A pesquisa foi produzida a partir da abordagem qualitativa e para a análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdos. Dentre as categorias de análise investigadas estiveram: o significado do termo Objetos Digitais de Aprendizagem, os tipos de tecnologias digitais consideradas como ODA e os modos de produção de pesquisas e práticas com ODA nos ambientes de ensino. Assim, foi possível perceber que esse termo é geralmente utilizado para se referir a processos didáticos de ensino envolvendo tecnologias digitais, o que possibilitou rever e questionar o que são Objetos Digitais de Aprendizagem e seus modos de uso nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática.
Referências
ALEXANDRE, Mariana dos Reis. Instrumento avaliativo de objetos digitais de aprendizagem para a matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Tese de Doutorado. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Unesp – Campus de Bauru. Bauru, 2022.
ALEXANDRE, Mariana dos Reis; BARROS, Daniela Melaré Vieira. Instrumento avaliativo de objetos digitais de aprendizagem para a matemática: a usabilidade em foco. Arte de Educar. Rio de Janeiro, 2023. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/70472 Acesso: abril de 2024.
ALMEIDA, Sérgio Luís Soares. Usando o Scratch como ferramenta interdisciplinar através da programação. Dissertação apresentada ao Departamento de Matemática da Universidade de Brasília. Brasília, 2020.
BATISTELLA, Jefferson; LEÃO, Marcelo Franco. Produção Científica Sobre Objetos Digitais de Aprendizagem Voltados para o Ensino de Ciências (2016-2020). Reamec, v. 9, n. 3, Cuiabá, 2021.
BERNARDES, Wagner César. Objetos digitais de aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades espaciais: um estudo de caso no 6º ano do ensino fundamental. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2020.
BORBA, Marcelo de Carvalho; SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues da; GADANIDIS, George. Fases das tecnologias digitais em educação matemática. Autêntica, Belo Horizonte, 2016.
BRAGA, Juliana. (Org.). Objetos de Aprendizagem – Introdução e Fundamentos. UFABC, Santo André, 2014.
CANEDO Jr., Neil da Rocha; BORBA, Marcelo de Carvalho. A modelagem matemática quando o problema é proposto com o vídeo digital: multivocalidade, multimodalidade e domesticação. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 13, n. 3, p. 1-19, 2023. Disponível em: https://igce.rc.unesp.br/Home/Pesquisa58/gpimem-pesqeminformaticaoutrasmidiaseeducacaomatematica/a-modelagem-matematica-quando-o-problema-e-proposto-com-o-video-digital-multivocalidade-multimodalidade-e-domesticacao.pdf Acesso: abril de 2024.
CAMPOS, Claudinei José Gomes. Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Rev Bras Enferm, Brasília, v. 57, n.5, p. 611-614, 2004.
CAMPOS, Fabio Antunes Brun de. O ensino da matemática com fractais na educação básica: percepções em meio ao curso ENFRAC. Dissertação de Mestrado. Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres, 2020. Disponível em: http://portal.unemat.br/media/files/FABIO_ANTUNES_BRUN_DE_CAMPOS.pdf Acesso: abril de 2024.
CAMPOS, Fabio Antunes Brun de; FAGUNDES, Minéia Cappellari; PIASSON, Diego. O Jogo da Velha com Equações: Um Objeto Digital de Aprendizagem para o Ensino De Matemática. II Encontro Nacional Online de professores que Ensinam Matemática. Barra do Bugres, 2021a.
CAMPOS, Fabio Antunes Brun de; FAGUNDES, Minéia Cappellari; PIASSON, Diego. Taxonomia de vídeos: avaliação das funções dos vídeos em duas práticas de ensino da matemática. REPPE. Cornélio Procópio, v.5, n. 2, p. 320-322, 2021b. Disponível em: https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/997 Acesso: abril de 2024.
CHIARI, Aparecida Santana de Souza. Tecnologias Digitais e Educação Matemática: relações possíveis, possibilidades futuras. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 26, p. 351–364, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/6570 Acesso: abril de 2024.
CHIARI, Aparecida Santana de Souza. “Amou Daquela Vez Como Se Fosse a Última”: como desenvolver práticas humanizadas de uso de tecnologias digitais ao se ensinar a matemática? Bolema, Rio Claro, 2024 (no prelo).
COMÊNIUS, Iohannis Amos. Didáctica Magna. Fundação Calouste Gulbenkian. Introdução, Tradução e Notas de Joaquim Ferreira Gomes, versão para e-Book, 2001.
CUNHA, José Fernandes Torres da; BORBA, Marcelo de Carvalho. Visões e Agency e produção de conhecimentos matemáticos em coletivos seres-humanos-com-coisas. IN: BORBA, M. C.; XAVIER, J. F. Educação matemática: múltiplas visões sobre tecnologias digitais. Livraria Física, São Paulo, 2023.
FUJITA, Oscar Massaru; RODRIGUES, Erika Navarro. A contextualização e os objetos digitais de aprendizagem na educação básica: o currículo e a sua aplicação na matemática. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, 2016.
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender- com sentido. Feevale. Novo Hamburgo, 2003.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Record. Rio de Janeiro, 2004.
HUMMENS, Viviane Beatriz. Aprendizagem significativa de equações do primeiro grau: um estudo sobre a noção de equivalência como conceito subsunçor. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2014.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: O Novo Ritmo da Informação. Papirus. 8º ed. Campinas, 2012.
LATOUR, Bruno. Reagregando o Social: uma introdução à teoria do Ator-Rede. Tradução de Gilson César Cardoso de Sousa. Educs. São Paulo, 2012.
MARTINS, Elisa Friedrich.; SERRES, Fabiana Fattore; BASSO, Marcos Vinícius de Azevedo. Professores e professoras construtoras: aprendendo matemática a distância. Cadernos do Aplicação. Porto Alegre, 2008.
ROTH, Gabriela; MELLO, Kelen Berra de; GOETZ, Daniele. Reconstrução de monumentos históricos de Picada Café no Tinkercad: desenvolvendo competências matemáticas com base na Cultura Maker. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Brasília, v. 13, n.3, p. 1-27, 2023. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/ripem/article/view/3302/2477 Acesso: abril de 2024.
MORAES, Anuar Dayan de. Fórmula (-1): desenvolvendo objetos digitais de aprendizagem para as operações com números positivos e negativos. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2010.
OENNING, Weslaine Granella; FAGUNDES, Minéia Cappellari. Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino da Matemática: uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista Ensino, Educação e Ciências Humanas. Londrina, 2022.
ROSA, Maurício; SOUTO, Daise Lago Pereira. Educação Matemática e Tecnologias Digitais: como se apresentam as mídias, os artefatos, os instrumentos, as ferramentas e os meios tecnológicos? RIPEM. Brasília, v. 13, n. 3, p. 1-13, 2023. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/ripem/article/view/3614 Acesso: abril de 2024.
SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Rev. Bras. Fisioter. São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbfis/a/79nG9Vk3syHhnSgY7VsB6jG/ Acesso: abril de 2024.
SCARTON, E. S. M-learning e o ensino de matemática: o uso do aplicativo geogebra para o ensino de equação do 1º grau na educação básica. Universidade Cruzeiro Do Sul Programa De Pós-Graduação Mestrado Em Ensino De Ciências E Matemática. São Paulo, 2020.
SIMEONE, Elisson Spoladori. Utilização de objeto de aprendizagem para facilitar a compreensão das operações com números inteiros nos anos finais do ensino fundamental. Dissertação de Mestrado. Universidade Cruzeiro do Sul Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino De Ciências e Matemática. São Paulo, 2019.
SOUZA, Ricardo Fernando. Recursos da tecnologia da informação e comunicação no ensino da estatística: o geogebra. Dissertação de Mestrado. Universidade Cruzeiro do Sul Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino De Ciências e Matemática. São Paulo, 2019.
TALLEI, J. I.; SILVA, E. T. da. Receita para criar objetos digitais nas aulas de espanhol como língua estrangeira. In: FETTERMANN, J. V.; CAETANO, J. M. P. (orgs). Ensino de línguas e novas tecnologias: diálogos interdisciplinares. Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2016. p. 118-129.
TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. Objetos de aprendizagem e a EAD. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. (Orgs.). Educação a distância: o estado da arte. 2. ed. São Paulo: Person Education do Brasil, 2012. p. 83-92.
WILEY, David A. Connecting learning objects to instructional design theory: A definition, a metaphor, and a taxonomy. In: D. A. Wiley (ed.), The Instructional Use of Learning Objects: Online Version, 2000.