ANÁLISE DA TEMPERATURA E PRECIPITAÇÃO DE CHUVA NA CIDADE DE CAMPO GRANDE/MS EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA
Resumo
O Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul elenca quais habilidades e conhecimentos que os professores necessitam estimular aos estudantes em suas aulas. Uma dessas habilidades é a construção e interpretação de gráficos com base em dados estatísticos que podem ou não incluir o uso de softwares (MATO GROSSO DO SUL, 2021). Ela está presente tanto no Componente Curricular de Matemática do 3° ano do Ensino Médio (MATO GROSSO DO SUL, 2021) quanto na disciplina chamada Recomposição de Aprendizagem em Matemática (RA-Mat.), que é, segundo as Orientações Pedagógicas dos Itinerários Propedêuticos (MATO GROSSO DO SUL, S/D), uma abordagem estratégica para identificar e preencher as lacunas de aprendizagens geradas pela pandemia da COVID-19 em que o professor deve buscar estratégias variadas para promover e superar lacunas no desenvolvimento das habilidades matemáticas. Neste sentido, consideramos que uma dessas estratégias de ensino que pode auxiliar o professor a alcançar as habilidades dos documentos citados é a Modelagem Matemática. A Modelagem pode ser entendida, segundo Bassanezi (2015, p. 15), como “[...] uma estratégia utilizada para obtermos alguma explicação ou entendimento de determinadas situações reais” e que essa explicação pode ser um instrumento de motivar os estudantes em seu processo de aprendizagem ou valorizar a matemática, dependendo do intuito do professor. Neste contexto, este trabalho tem o objetivo de descrever alguns resultados encontrados em uma atividade de Modelagem Matemática sobre o clima de Campo Grande/MS desenvolvida em uma turma de RA-Matemática. Para tanto, desenvolvemos um estudo que se assemelha ao estudo descritivo e correlacional definido por Triviños (1987) em que descrevemos um fenômeno e relacionamos as variáveis identificadas. Neste sentido, buscamos dados meteorológicos sobre a temperatura, a quantidade de dias e o total da precipitação pluvial na cidade de Campo Grande/MS no período de jan./2001 a mai./2024 e estão disponibilizados no site do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Nossa análise deu-se no software Excel em que, ao separarmos os dados em tabelas (mês/ano x temperatura e mês/ano x precipitação) e construímos um gráfico de linhas para analisarmos as variações dos dados. Em relação à temperatura, observamos que no período de 2001 a 2011 as médias oscilaram próximas de 24 °C e 26 °C, com picos de aproximadamente 27 °C em dois anos. Já nos últimos 12 anos, de 2012 a 2024, percebemos que as médias de temperaturas apresentavam menos oscilações e com um período maior ao compararmos com a década anterior, no entanto, suas variações se concentraram em 24 °C e 27 °C. Um dado que nos chamou a atenção é que a média de temperatura no mês de nov./2001 era aproximadamente de 24 °C e a do último ano, nov./2023, sua média ficou em torno de 28 °C. Em relação às precipitações, iniciamos uma interpretação dos dados sobre a quantidade de chuva de alguns meses, mas não conseguimos realizar uma correlação entre os dados de chuva e temperatura. Contudo, conseguimos identificar que os meses de outubro a maio são chuvosos, com precipitações maiores que 80 mm, já de junho a setembro não apresentam um volume de chuva considerável, chegando a valores menores que 10mm. Outro dado que notamos foi que em abril apresentou um crescimento na precipitação, enquanto em maio, nos anos 2018, 2021 e 2024, o volume de chuva é menor que 30% do volume do ano anterior. O que nos instigou a verificar em investigação futura o porquê dessas oscilações no volume de chuva em abril e maio.
Referências
BASSANEZI, Rodney Carlos. Modelagem Matemática: teoria e prática. São Paulo, Contexto. 2015.
MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS ENSINO MÉDIO: Itinerário Formativo Propedêutico. S/D.
MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul: Ensino Médio e Novo Ensino Médio. 2021. Disponível em: https://www.sed.ms.gov.br/wp-content/uploads/2022/01/Curriculo-Novo-Ensino-Medio-v1.1.pdf. Acessado em 26 jul. 2024.
TRIVIÑOS, A. N. S.. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: A Pesquisa Qualitativa em Educação. Editora Atlas: São Paulo, 1987.