ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DO ENSINO DE EQUAÇÃO DO 1° GRAU EM LIVROS DIDÁTICOS DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O presente resumo faz parte de uma pesquisa em andamento, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Científica e Matemática (PROFECM), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), e tem por objetivo analisar a abordagem do ensino de equações do 1° grau a partir de livros didáticos do 7° ano do Ensino Fundamental aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2024 (Objeto 1). Nesse cenário, é importante entender sobre o ensino da álgebra, compreendendo o seu contexto histórico, desde a inclusão nos currículos até os dias atuais, as dificuldades dos estudantes frente a esse ensino que se relaciona com a aritmética, discutidas nos trabalhos de (Gil, 2008; Ponte, Branco e Matos, 2009; Nogueira, 2008; e Lins e Gimenez, 2001), trazendo reflexões sobre a linguagem algébrica e abordagem da prática do professor. Essas pesquisas dialogam com nossas experiências em sala de aula, o que nos levam a alguns questionamentos: será que as dificuldades dos estudantes são ocasionadas pelo ensino proposto? O livro didático possibilita diferentes propostas para o ensino da álgebra? É evidente que há vários fatores que podem estar relacionados às dificuldades de aprendizagem dos estudantes e uma delas pode ser a forma como a álgebra é ensinada. Para Bittar (2017), os livros didáticos, são uma das fontes que podem ser consultadas para compreender alguns motivos de dificuldades de aprendizagem dos estudantes. Diante do exposto, ao analisar coleções de livros didáticos (LDs) aprovados pelo PNLD, permitirá entender como os conteúdos apresentados estão sendo propostos e as metodologias utilizadas. Conforme Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018), mesmo que o pensamento algébrico seja estimulado desde os anos iniciais, o primeiro contato formal do estudante com objeto de conhecimento, equações do 1° grau, é no 7° ano. Sendo assim, utilizaremos a Teoria Antropológica do Didático (TAD), criada por Yves Chevallard, como referencial teórico e metodológico que permitirá analisar a proposta de ensino nos LDs e os elementos teóricos que ajudarão na produção de dados, como a organização praxeológica de equações do 1° grau e os objetos ostensivos e não-ostensivos. Logo, nossa preocupação está voltada para as escolhas didáticas e matemáticas presentes nos LDs do 7° ano do Ensino Fundamental, que podem influenciar sobre a prática pedagógica do professor. Pesquisas envolvendo análise de LD, como o artigo de Barbosa e Lima (2018) e a dissertação da Nogueira (2008), utilizam a TAD como aporte teórico e metodológico. Contudo não há um número expressivo de pesquisas que discutem análises de LD com objeto matemático equações do 1° grau, considerando o PNLD 2024 (Objeto 1), sendo esta a segunda edição do programa do ensino fundamental anos finais em consonância à BNCC. Nossa pesquisa, será pautada na leitura e análise no PNLD 2024 (Objeto 1), na BNCC e na organização praxeológica em LDs do 7° ano, considerando o objeto de conhecimento equações do 1° grau, no qual, analisaremos 13 livros disponíveis, o que possibilitará uma visão de como o ensino de equações do 1° grau é abordado na educação básica brasileira. A nossa pretensão é olhar para o livro didático, levando em consideração a forma que os autores propõem os textos sobre o objeto matemático, identificando que tipo de proposta é feita, como as organizam, possibilitando encontrar elementos que favoreçam alcançar nossos objetivos.
Referências
BARBOSA, Edelweis José Tavares; LIMA, Anna Paula Avelar Brito. Equação Polinomial do Primeiro Grau: Uma Análise Praxeológica em Três Livros didáticos do 7o do Ensino Fundamental. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.20, n.1, pp. 001-020, 2018. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/32077 >. Acesso em: 18 de jun. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2024: Matemática: Ensino Fundamental: Anos Finais. Disponível em <https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2024_objeto1_obras_didaticas/inicio>. Acesso em 19 jul. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BITTAR, M. A Teoria Antropológica do Didático como ferramenta metodológica para análise de livros didáticos. Revista Zetetiké, Campinas, SP, v.25, n. 3, set./dez.2017, p.364-387. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648640 >. Acesso em: 2 de abr. 2024.
GIL, Katia H. Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de álgebra. 2008. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Faculdade De Física, PUCRS. Porto Alegre, RS. Disponível em: <https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/2962/1/000401324-Texto%2BCompleto-0.pdf> Acesso em: 12 de maio de 2024.
LINS, Romulo Campos; GIMENEZ, Joaquim. Perspectivas em Aritmética e Álgebra para o século XXl, 6ª Edição, Campinas, SP, Papirus, 1997. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática). Disponível em: <https://sigma-t.org/permanente/1997a.pdf > Acesso em: 15 de mai. 2024.
NOGUEIRA, Rosane Corsini Silva. N778a. A álgebra nos livros didáticos do ensino fundamental: uma análise praxeológica / Rosane Corsini Silva Nogueira. -- Campo Grande, MS, 2008. Disponível em: <https://repositorio.ufms.br/jspui/bitstream/123456789/1543/1/Rosane%20Corsini.pdf >. Acesso em: 13 de mai. 2024.
PONTE, João P. da.; BRANCO, Neusa.; MATOS, Ana. Álgebra no Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação, Direcção-Geral-de Inovação e de Desenvolvimento Curricular - DGIDC, 2009. Disponível em: < https://repositorio.ul.pt/handle/10451/7105 > Acesso em: 13 de mai. de 2024.