CONTRIBUIÇÕES “DA RELAÇÃO COM O SABER” DE BERNARD CHARLOT NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA DO IFMS
CAMPUS NAVIRAÍ
Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado sobre a Práxis Pedagógica, a qual utilizou uma abordagem histórico-cultural direcionada aos docentes que lecionam Matemática, Física e Química no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Naviraí. O trabalho realizado visou contribuir para formação de professores em uma perspectiva crítica e reflexiva. Para tal finalidade, a fundamentação teórica esteve embasada na Teoria da Relação com o Saber de Bernard Charlot. Os conceitos que estruturam a Teoria da Relação com o Saber puderam possibilitar a construção de uma autonomia profissional dos docentes e apontar caminhos para uma aprendizagem efetiva. Para a produção dos dados foi utilizada a metodologia de “Rodas de Conversas de Warschauer”, que teve o intuito de refletir, interpretar, analisar, inferir em situações rotineiras de sala de aula com vistas a provocar discussões transformadoras da prática docente e, posteriormente, disseminar os conceitos em práticas pedagógicas. As análises dos dados foram realizadas por meio da metodologia da pesquisa colaborativa.
Palavras-chave: formação de professores; pesquisa colaborativa; práxis pedagógica; Relação com o saber.
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