BNCC E CURRÍCULO:

UMA ANÁLISE NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE ANGÉLICA, MATO GROSSO DO SUL

Resumo

Neste resumo apresentamos uma proposta de pesquisa que tem como base a discussão das Competências apontadas na Base Nacional Comum Curricular e o desenvolvimento destas na disciplina de matemática em sala de aula. Fundamentamos nos trabalhos de Perrenoud que em seus estudos discute o desejo de desenvolver o saber e a decisão de aprender não como o centro da competência do educador, mas o olhar para o fato que o aluno não está na escola por sua decisão e sim por se tratar de uma obrigação, entretanto para o autor cada aprendizado deve ter como objetivo preparar os alunos para etapas subseqüentes do currículo escolar, tornando-o capaz de mobilizar suas aquisições escolares fora da escola, e assim transformar qualquer ambiente em pedagógico, independentemente de quaisquer situações. Na pesquisa temos como objetivo analisar como a BNCC tem sido implementada e seus impactos no desenvolvimento das competências na disciplina de matemática nas escolas estaduais do município de Angélica, Mato Grosso do Sul. Para delinear nosso objetivo observaremos por meio dos planejamentos e entrevistas as estratégias pedagógicas adotadas pelos professores de matemática para implementar as diretrizes da BNCC em sala de aula, principais desafios enfrentados na implementação efetiva da BNCC no ensino de matemática e percepções dos professores e gestores escolares sobre a eficácia da BNCC no desenvolvimento das competências matemáticas. A investigação quanto à forma de estudo, será descritivo-exploratória, de abordagem qualitativa. O método escolhido será o de estudo de caso, em que pretende, com a exploração e descrição, promover a interação com a realidade do estudo, do qual será necessária a coleta de dados e materiais significativos que objetivam reunir e estruturar informações relevantes para o caso (Gil, 2015). A população alvo da pesquisa será composta por professores de matemática que atuam nas escolas estaduais de Angélica. A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil marca um avanço significativo no campo da educação, estabelecendo diretrizes unificadas para a elaboração dos currículos escolares em todo o país (Brasil, 2018). No referencial teórico, destacam-se abordagens que fundamentam a importância da BNCC como um instrumento para promover uma educação de qualidade. No contexto específico da disciplina de matemática, a BNCC propõe um conjunto de competências essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo de sua trajetória escolar. Estas competências visam não apenas o domínio dos conteúdos matemáticos, mas também o desenvolvimento de habilidades cognitivas, socioemocionais e práticas que são fundamentais para a formação integral dos indivíduos (Vaz, 2019). Considerando a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas estaduais de Angélica, Mato Grosso do Sul, hipotetiza-se que o alinhamento efetivo dos currículos escolares com as diretrizes da BNCC oportunizará um maior desenvolvimento das competências matemáticas entre os estudantes. Especificamente, espera-se que escolas que adotem práticas pedagógicas alinhadas com as diretrizes da BNCC, como a contextualização dos conteúdos, o uso de metodologias ativas e a interdisciplinaridade, apresentem melhores resultados no domínio e na aplicação prática das competências matemáticas pelos estudantes. Assim, a pesquisa não apenas expandirá o conhecimento acadêmico sobre o tema, mas também terá um impacto prático significativo no campo da educação.

Biografia do Autor

Iara Maria Cauz, UEMS

Possui graduação em Ciências sociais - ulbra educação a distância (2010).Possui graduação em Matemática, Licenciatura - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS

Sonner Arfux de Figueiredo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2000). Especialização Lato Sensu em Educação Matemática pela Faculdade de Educação São Luiz - Jaboticabal - SP (2001). Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Taubaté ? UNITAU/SP (2004), Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo-SP, com Sanduíche na Universidade de Alicante-Espanha. Foi Coordenador Pró-tempore do Curso de Licenciatura em Computação (2010-2011); Coordenador do Curso de Segunda Licenciatura em Computação UEMS/CAPES/PARFOR, 2010-2013, Membro do Conselho Universitário da UEMS. Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Gerente da Unidade Universitária de Nova Andradina (2007-2013) (2015- atual), Professor do Curso de Licenciatura em Matemática e Professor no programa de Pós Graduação Educação Científica e Matemática-Mestrado Profissionalizante. Tem experiência na área de Educação, tendo participado de diversos projetos de formação de professores.Tenho atuado principalmente na formação inicial de professores e na educação tecnológica.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em:

https://observatoriodoensinomedio.ufpr.br/wp-content/uploads/2017/04/BNCC-Documento-Final.pdf. Acesso em: 05 de junho de 2024

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2015.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar; trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000

---------------------- As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação; Porto Alegre, SM e Artmed, 2002.

VAZ, Leonardo José Leite da Rosa. Ensino por conteúdos versus ensino por competências: Concepções pedagógicas dos professores de matemática do Colégio Militar de Porto Alegre. Tese de Doutorado. Porto Alegre/RS, 2019. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/200087 Acesso em: 06/04/2024

Publicado
2024-12-12
Seção
Resumo Expandido – Pôster - XVIII SESEMAT - 2024