ÁLGEBRA NOS ANAIS DO SESEMAT (2014-2023):

UM OLHAR PARA OS OBJETIVOS DAS PESQUISAS

Resumo

Considerando o baixo desempenho dos alunos da Educação Básica relacionado à Álgebra identificado, por exemplo, nas experiências de ensino (Estágios, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, projetos e reforço escolar), o intuito deste texto é apresentar uma análise acerca dos objetivos das pesquisas apresentadas nos Anais do Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática – SESEMAT relacionadas à Álgebra, dos últimos 10 anos (2014-2023). Seguindo a análise qualitativa (Bogdan; Biklen, 1994), buscamos nos Anais do SESEMAT, as pesquisas que continham os termos: “Álgebra” e/ou “algébrico” em seus respectivos títulos, sendo identificadas 10 (dez) pesquisas. Após a leitura e identificação dos objetivos, eles foram agrupados em quatro grupos temáticos, sendo: Álgebra no contexto da Formação de Professores; Abordagens teórico-metodológicas para o ensino de Álgebra; Análise de produções envolvendo Álgebra; História do Ensino de Álgebra. Quanto às pesquisas, 3 (três) delas foram enquadradas em “Álgebra no contexto da Formação de Professores”, as quais problematizaram: a aprendizagem coletiva de professoras do ciclo da alfabetização (1º ao 3º ano) em relação ao pensamento algébrico; a experiência de formação continuada com professoras alfabetizadoras no desenvolvimento do pensamento algébrico; as intervenções envolvendo o pensamento algébrico, por acadêmicos do PIBID do curso de Pedagogia, numa abordagem lúdica. Já as 4 (quatro) pesquisas relacionadas ao grupo, “Abordagens teórico-metodológicas para o ensino de Álgebra”, investigaram aspectos teóricos e metodológicos envolvendo Álgebra e o pensamento algébrico e articularam abordagens de ensino como, a Resolução de Problemas, o Ensino Exploratório e Jogos, para investigar, por exemplo, o pensamento de estudantes ao vivenciarem  práticas orientadas por essas abordagens. No que se refere às 2 (duas) pesquisas classificadas em “Análise de produções envolvendo Álgebra”, uma delas analisou materiais curriculares e outra, teses e dissertações relacionadas à essa temática. Por fim, a pesquisa cujo tema foi “História do Ensino de Álgebra”, analisou os traços do ensino de Álgebra no início da Primeira República, no Estado de Mato Grosso Uno e no município de Campo Grande/MT. De modo geral, ao retomarmos o nosso objetivo - apresentar uma análise acerca dos objetivos das pesquisas apresentadas nos Anais do Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática – SESEMAT relacionadas à Álgebra, dos últimos 10 anos (2014-2023) – esse agrupamento nos mostrou que o ensino e aprendizagem da Álgebra é um tema recorrente nas pesquisas e, talvez, isso se dê por conta da necessidade de buscar por elementos que contribuam para a superação das dificuldades emergentes nos contextos educacionais (Educação Básica e Ensino Superior). Esse argumento se sustenta quando se recorre ao passado, “História do Ensino [...]”, mostrando ser uma estratégia para compreendermos as dificuldades no presente; e quando se investe em propostas metodológicas, “Resolução de Problemas, Ensino Exploratório, Jogos”, pois configura abordagens inovadoras para a aprendizagem. Por fim, refletimos que, os objetivos das pesquisas mostram um campo amplo ainda a ser explorado, investigado e colocado em prática para que o ensino e a aprendizagem da Álgebra, bem como o desenvolvimento do pensamento algébrico sejam promovidos com sucesso.

Biografia do Autor

Kevelyn Desiree Ortega de Arruda, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Cursando Licenciatura em Matemática na UFMS-CPAN (Corumbá, MS)

Pettrick Monteiro Santos , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus do Pantanal – UFMS/CPAN

Cursando Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPAN

Wellington Piveta Oliveira , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus do Pantanal – UFMS/CPAN

Professor do Magistério Superior da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus Pantanal (UFMS/CPan). Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação para Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Possui especializações nas áreas de Ensino e Educação e é graduado em Licenciatura em Matemática. Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Modelagem e Educação Matemática (GIEMEM/UEM). Atua com temas referentes a Educação Matemática, desenvolvendo estudos e pesquisas sobre a Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática e Formação de Professores que ensinam Matemática, voltando os olhares para o Estágio Curricular Supervisionado. Membro associado da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

Referências

Bogdan, R.C.; Biklen, S.K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teorias e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

Publicado
2024-12-13
Seção
Resumo Expandido – Pôster - XVIII SESEMAT - 2024