CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO DE AULA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA COM O USO DO GEOGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Resumo

A geometria é uma área presente na rotina das pessoas, conforme afirma Piaseski (2010). Assim, o estudo da geometria é indispensável para o pleno desenvolvimento do ser humano, pois pode ajudar na compreensão do mundo e desenvolver o raciocínio lógico. No entanto, seu ensino e aprendizado apresentam desafios significativos, tanto para professores quanto para alunos. Como diz Peres (2013), o avanço das tecnologias educacionais tem levado a uma nova organização do trabalho em sala de aula, em que se faz necessário a busca de novos conhecimentos e de uma organização de aula na perspectiva colaborativa, transdisciplinar e interdisciplinar. Nesse sentido, novas ferramentas tecnológicas surgiram com o intuito de contribuir para o ensino e a aprendizagem matemática. Buscando tornar o ensino de geometria mais acessível e interativo, o uso de software educacional, como, por exemplo, o GeoGebra, tem contribuído com uma exploração dinâmica dos conceitos, facilitando a visualização e manipulação de formas geométricas tanto planas como espaciais. Pensando nisso, este trabalho, que está sendo desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), tem como objetivo analisar de que modo o Estudo de Aula, aliada ao uso do GeoGebra, pode contribuir para o ensino e a aprendizagem de geometria no Ensino Fundamental. O Estudo de Aula foi utilizada nesta pesquisa como uma metodologia de pesquisa que de acordo com Ponte e Quaresma (2016) se divide em quatro momentos. O primeiro momento é o planejamento de aula: a partir das necessidades da escola, primeiramente, é definido o conteúdo que será trabalhado e os objetivos que deseja alcançar. Prepara-se uma aula, observando o tempo necessário, os recursos que serão utilizados e toda a organização da aula. Diante disso, foi escolhido, juntamente com a professora regente da escola pública parceira, o 9° ano do Ensino Fundamental para trabalhar o Teorema de Pitágoras. A escolha desse conteúdo foi realizada devido à sua relevância no ensino de geometria, além de estar contemplado na grade curricular do Ensino Fundamental da turma em questão. Para isso, foi elaborada uma tarefa no GeoGebra, abordando o teorema de Pitágoras que busca conduzir os alunos a deduzirem a fórmula geral do teorema de maneira autônoma. O segundo momento, observação da aula, é quando os professores e pesquisadores identificam os objetivos da aula, concluem o planejamento, realizam o desenvolvimento da aula, observam como os estudantes aprendem, anotam suas estratégias, grava as aulas e registra as soluções dos alunos. Essa etapa está em andamento momento de escrita deste texto, porém ficou definido na etapa anterior que utilizaremos como metodologia de ensino o Ensino Exploratório, segundo Canavarro Oliveira e Menezes (2012), para desenvolver o planejamento em sala. No terceiro momento, será realizado uma reflexão, juntamente com a professora regente, após a aula, para compartilhar as observações, reações e discussão das aprendizagens com base nos dados produzidos durante a observação da aula e discutido possíveis ajustes no planejamento. Por fim, o quarto e último momento será realizado, se necessário, após a reflexão da aula, em que poderemos reaplicar a aula replanejada, podendo ser para uma nova turma de estudantes de mesmo ano de escolaridade. Como resultado, esperamos, por meio do ciclo do Estudo de Aula, contribuir com a ação pedagógica dos participantes, bem com a aprendizagem matemática dos estudantes, em especial os conceitos de geometria por meio do teorema de Pitágoras, com o uso do software Geogebra.

Biografia do Autor

Marielly da Costa Nascimento, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduanda em licenciatura no curso de Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.Formada no Ensino Médio pela Escola Estadual Rodrigues Alves (2016). Participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID

Adriana Fátima de Souza Miola, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS com Doutorado Sanduíche na Universidade de Lisboa sob a Orientação do Prof. Dr. João Pedro da Ponte, Mestrado em Educação Matemática e Especialização em Mídias na Educação pela mesma instituição. Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Atualmente é Docente do curso de Licenciatura em Matemática, professora permanente e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias (FACET) na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). É editora chefe da Revista em Educação Matemática TANGRAM (Qualis A3). Foi Vice-Coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática. Coordenou o subprojeto de matemática do Programa Residência Pedagógica-PRP/UFGD. Tem experiência como Professora do Ensino Fundamental, Médio na rede pública e privada. Coordenou a Especialização em Educação Matemática e Ensino de Ciências. Atuou como professora formadora e tutora nos cursos de graduação, pós-graduação e na capacitação de professores na EaD da UFGD. Participou como avaliador do PNLD 2021 e 2022. É pesquisadora integrante do grupo de trabalho - Formação de professores que ensinam Matemática GT7 - SBEM e do Grupo de Pesquisa Formação e Educação Matemática - FORMEM/UFMS. É líder do Grupo de Pesquisa Educação Matemática, Colaboração e Contemporaneidade (GPEMATCC/UFGD).

Referências

CANAVARRO, A.P.; OLIVEIRA, H.; MENEZES, L. Práticas de Ensino Exploratório da Matemática: O Caso de Célia. In: Encontro de Investigação em Educação Matemática 2012: Práticas de ensino da Matemática, p.255-266, 2012.

PERES, Evelize Martins Kruger. O Ensino Do Teorema De Pitágoras E As Novas Tecnologias. In: VI Congresso Internacional de Ensino de matemática 2013, p. 1-14, 2013. Disponível em: http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vi/paper/viewFile/641/290. Acesso em: 15 ago. 2024

PIASEKI, Claudete Maria. A Geometria no Ensino Fundamental. Monografia (Licenciatura em Matemática) – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim: 2010.

PONTE, João Pedro; QUARESMA, Marisa; PEREIRA, Joana Mata; BAPTISTA, Mônica. O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática. Bolema, Rio Claro (SP), v.30, n.56, p.868-891,dez. 2016.

Publicado
2024-12-13
Seção
Resumo Expandido – Pôster - XVIII SESEMAT - 2024