HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU NO ENSINO MÉDIO

Resumo

Este resumo apresenta um relato de experiência da minha prática como professora de Matemática na disciplina de Recomposição da Aprendizagem (RA) do 1º ano do Ensino Médio. Essa prática consistiu na construção de Histórias em Quadrinhos (HQs) como um instrumento avaliativo do conteúdo de equações do 1º grau. A motivação para a escolha desse recurso decorreu do objetivo de trabalhar conteúdos matemáticos em situações que remetessem ao cotidiano e incentivassem a criatividade dos estudantes. Ferrugine et al. (2022, p.3) defendem que o gênero textual HQ “[...] é uma forte ferramenta no ensino de Matemática, pois permite desenvolver no aluno o raciocínio lógico, contribuindo para melhor compreensão nas resoluções de questões matemáticas de forma lúdica e agradável”. Inicialmente, revisei os conceitos básicos de equações do 1º grau com a turma, utilizando a representação da balança para explicar os princípios de equivalência e complementando com exemplos e exercícios. Em uma aula subsequente, expliquei a proposta da atividade avaliativa, que consistia em elaborar uma HQ. Detalhadamente, expliquei para a turma os componentes e as etapas para elaborar a história, orientando que deviam definir personagens, cenário e enredo que poderiam ser de contextos variados, desde que envolvessem o conceito e/ou as equações do 1º grau em si. Os estudantes reuniram-se em grupos de quatro integrantes, promovendo a interação e a discussão de ideias. Nessa perspectiva, cada grupo recebeu uma folha impressa com os quadrinhos em branco com a recomendação de que a história contivesse entre quatro e seis quadrinhos. Durante o processo, os estudantes tiveram acesso à internet, além do meu apoio pedagógico para esclarecer possíveis dúvidas e auxiliar na escrita e no desenho. As HQs criadas abordaram diferentes contextos, como: a compra de frutas na feira, nas quais os personagens utilizam equações para calcular a quantidade de fruta de acordo com o preço; a sala de aula, em que o personagem principal era uma incógnita (x) e representava o papel de professor; uma história em que a equação do 1º grau era um personagem, mostrando como ela é resolvida passo a passo; o cálculo de um desconto de 20% em uma camiseta; e uma conversa entre duas pessoas discutindo o conceito e resolução de uma equação do 1º grau. A motivação e o empenho que a turma apresentou, resultaram na construção dessas histórias produtivas, evidenciando, na prática, a presença da Álgebra no dia a dia deles. Portanto, essa experiência de ensino, destacou a importância de o professor de Matemática utilizar recursos didáticos que atendam às diferentes necessidades dos estudantes.

Biografia do Autor

Maria Gabriela dos Reis Yule, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Maria Gabriela dos Reis Yule, graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Sua trajetória acadêmica inclui a participação no Programa Residência Pedagógica (PRP) durante a graduação. Atualmente, é mestranda em Educação Matemática na UFMS, onde está envolvida em projetos de pesquisa dedicados a aprimorar os métodos de ensino e aprendizagem em Matemática. Seu interesse profundo em contribuir para o avanço da Educação Matemática destaca seu comprometimento com o desenvolvimento educacional na área.

Referências

FERRUGINE, Samira Santos et al. Construção de HQs no ensino de Matemática: relato de experiência com alunos do Ensino Fundamental. The Journal of Engineering and Exact Sciences, v. 8, n. 5, p. 14311-01e, 2022. DOI: https://doi.org/10.18540/jcecvl8iss5pp14311-01e. Disponível em: Vol. 8 Nº 5 (2022) | O Jornal de Engenharia e Ciências Exatas (ufv.br) . Acesso em: 09 jul. 2024

Publicado
2024-12-12
Seção
Resumo Expandido – Pôster - XVIII SESEMAT - 2024