POSSÍVEIS REDIRECIONAMENTOS NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA
Resumo
Este artigo pretende elencar possíveis redirecionamentos no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática realizadas por um professor de Matemática na disciplina de Recomposição de Aprendizagem em Matemática em uma escola pública da cidade de Campo Grande/Mato Grosso do Sul. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa em que investigamos a prática desse professor de Matemática enquanto ele desenvolvia atividades de Modelagem Matemática na perspectiva sócio-crítica com estudantes do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. Nossa produção de dados aconteceu antes, durante e depois das aulas desse professor, em que dialogamos acerca das mudanças e seus motivos de adequação. Um dos resultados obtidos foi que além do professor realizar redirecionamentos no desenvolvimento das atividades de Modelagem Matemática, os estudantes também parecem propor adequações às atividades.
Referências
ARAÚJO, Jussara Loiola. Modelling in Mathematics Education: different ways to practice and understand. CEMeR, v. 13, n. 1, 2023, p. 47–60. Disponível em: https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1536. Acessado em 30 ago 2024.
BARBOSA, Jonei Cerqueira. Integrando Modelagem Matemática nas práticas pedagógicas. Educação Matemática em Revista: São Paulo, v. 26., n. 15, p.1-10, 2009. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/26545/1/Barbosa2013Integrando.pdf. Acessado em 01º jan. 2024.
GODOY, Arilda Schmidt. PESQUISA QUALITATIVA: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas: São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20–29, 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/ZX4cTGrqYfVhr7LvVyDBgdb/?format=pdf&lang=pt. Acessado em 21 jul. 2024.
MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS ENSINO MÉDIO: Itinerário Formativo Propedêutico no prelo.
MEYER, João Frederico da Costa Azevedo; CALDEIRA, Ademir Donizeti; MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. MODELAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 4a Ed., 2a reimp.. Belo Horizonte: Autentica, 2023.
OVANDO NETO, Estevão. Modelagem Matemática e Currículo: Desafios e possibilidades. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS. Campo Grande–MS. 2019.