A INFLUÊNCIA DOS CURRÍCULOS E PROJETOS INTEGRADORES NA FORMAÇÃO DOS JOVENS:

UMA ANÁLISE A PARTIR DO CONCEITO DE GOVERNAMENTALIDADE DE MICHEL FOUCAULT

Resumo

Na história da educação brasileira é constante a preocupação dos órgãos governamentais em estabelecer bases gerais para os currículos da educação básica que, ligadas aos contextos sociopolíticos, econômicos e educacionais do país, refletem as necessidades de mudanças vislumbradas pelos governos. Como Veiga-Netto (2002), entendemos que o currículo reflete a cultura de seu contexto histórico, selecionando conteúdos e práticas que a sociedade considera relevantes, e evidencia os critérios usados por educadores para priorizar certos conteúdos, situando-se na interseção entre escola e cultura. Em 2021, o PNLD foi reformulado, introduzindo os Projetos Integradores. Uma novidade no Brasil, elaborado em consonância com as diretrizes da reforma do Ensino Médio, visa proporcionar uma trajetória escolar significativa. Ao ultrapassar o conteúdo escolar tradicional, aborda temas que possibilitam discussões variadas, estimula o protagonismo juvenil e o desenvolvimento do pensamento crítico, da comunicação, do repertório cultural, da cooperação e da responsabilidade cidadã, qualidades desejáveis para os jovens em nossa sociedade. Todavia, é importante ressaltar a necessidade de discutir um assunto delicado. Para Machado (2014), há críticos que argumentam que o currículo pode estar associado a processos de controle social e disciplina dos estudantes. Moreira (2004) já defendia que o currículo é uma ferramenta utilizada por diversas sociedades para promover a conservação, transformação e renovação dos conhecimentos acumulados ao longo da história, contribuindo para a socialização de crianças e jovens conforme valores desejáveis.

Neste sentido, as obras de Projeto Integrador, podem funcionar como ferramentas de controle e governança, propagando valores desejados pelos órgãos dirigentes, influenciando assim o comportamento dos jovens que utilizam os livros. Silva (2022) afirma que a matemática pode funcionar como ferramenta que orienta o comportamento e que, junto ao seu ensino, carrega valores que moldam uma moral. Destaca o alinhamento da matemática escolar com a lógica neoliberal, que responsabiliza o indivíduo pelo próprio sucesso ou fracasso, incentivando a gestão da vida pessoal como uma empresa.

Como exemplo, ao analisar o livro de Projeto Integrador de Matemática "Tempo Jovem", de Jeverson Cevada, nota-se a possível intencionalidade em suas atividades, sugerindo discussões alinhadas a valores considerados corretos pela sociedade, moldando o comportamento dos jovens. Para Foucault (1993), governar vai além de forçar obediência, envolve um equilíbrio entre coerção e processos de autoformação, onde o indivíduo se molda ou se transforma. Barros (2019) já afirmava que governar adquiriu novos significados, e a forma como as pessoas se conhecem e são manipuladas está ligada à maneira como se conduzem. Assim, reflexões contidas nesses livros podem influenciar o autoconhecimento dos jovens e guiar comportamentos conforme os desejos dos órgãos dirigentes. A partir das análises das atividades presentes nos livros de Projeto Integrador de Matemática, utilizando a definição de governamentalidade de Michel Foucault, como referência teórica, busca-se investigar a construção dessas obras e discutir como as reflexões propostas podem ser empregadas pelos órgãos dirigentes da educação brasileira como ferramentas de controle, influenciando a formação dos jovens, abordando possíveis implicações desse processo na constituição dos alunos como cidadãos.

Biografia do Autor

Everton Melo de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, é Especialista em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - EJA/PROEJA pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) e Doutorando em Educação Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Educação Matemática, ambos do Instituto de Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é professor Ensino Básico Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - Campus Aquidauana (IFMS-AQ), onde exerceu as funções de Coordenador dos Cursos Técnicos ofertados na Modalidade de Educação para Jovens e Adultos e é o atual Coordenador de Educação a Distância.

Marcio Antonio da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, desde 2021. Pós-doutorado pelo Departamento de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Estocolmo (Suécia). Doutorado e Mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Licenciado em Matemática pela Universidade de São Paulo (IME-USP). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Trabalhou durante doze anos como professor de Matemática em escolas da cidade de São Paulo, tanto nos anos finais do ensino fundamental, quanto no ensino médio. É líder do Grupo de Pesquisa Currículo e Educação Matemática (GPCEM).Interesses de pesquisa: currículo, perspectiva sociopolítica, perspectiva sociocultural e política cultural da educação matemática.

Referências

BARROS, Igor Corrêa de. A emergência da população como problema político: o conceito de governamentalidade em Michel Foucault. Existência e Arte – Revista Eletrônica do Grupo PET – Ciências Humanas, Estética da Universidade Federal de São João Del-Rei, São João del Rei, ano XI, n. XI, jan./dez. 2018 e jan./dez. 2019. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/existenciaearte/02_A_emergencia_da_populacao_como_problema_polItico_o_conceito_de_governamentalidade_em_Michel_Foucault-convertido.pdf . Acesso em: 04 jun. 2024.

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Publicado
2024-12-11
Seção
Resumo Expandido – Pôster - XVIII SESEMAT - 2024