ESTICANDO HORIZONTES:
UMA PROFESSORA ENTRE FIOS DE ARANHA E REDES
Resumo
Instigadas por um poema de Manoel de Barros, construímos este texto sobre uma pesquisa doutorado sendo/a ser realizada numa escola de ensino médio integral, mais especificamente sobre as redes (Latour, 2012) que se constituem ali. Para isso, partimos das narrativas de uma professora (que é também uma das autoras deste texto) sobre experiências do seu início de carreira (num passado não tão distante assim). O objetivo deste texto é o de fincar estacas, de forma que as árvores possam crescer a ponto dos pássaros ouvirem seu silêncio. É também o de começar a desembolar teias de aranha para poder esticar os horizontes. Temos então mais perguntas que conclusões, mas algumas redes começam a se delinear.
Referências
BARROS, M. Manual das Ignorãças. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.
CHAVES A. M.; MORI, M. In: GUEDES, A. O; RIBEIRO, T. (Orgs.). A pesquisa narrativa: uma abordagem teórico-metodológica sobre o silêncio do existir e o mistério da palavra. Pesquisa, alteridade e experiência: metodologias minúsculas. Rio de Janeiro: Ayvu, 2019. p. 113-148.
ENGESTRÖM, Yrjö. Expansive Learning at Work : toward an activity theoretical reconceptualization. Journal of Education and Work, [S. l.], v. 1, n. January, p. 37–41, 2001. DOI: 10.1080/13639080020028747.
ENGESTRÖM, Yrjö. Learning by expanding: An activity-theoretical approach to developmental research. 2 ed. Nova Iorque: Cambridge University Press, 2015. DOI: 10.1017/CBO9781139814744.
LATOUR, B. Reagregando o Social: uma introdução à Teoria do Ator-Rede. Trad. Gilson César Cardoso de Sousa. Salvador/Bauru: Edufba/Edusc, 2012. 400 p.
LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M. C; TEIXEIRA, J. J. V. O discurso do sujeito coletivo: uma nova abordagem metodológica em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul: EDUCS, 2000.