GRUPOS DE FORMAÇÃO, ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA:

PESQUISAS SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA

Resumo

Os grupos de pesquisas se estabelecem como um ambiente de investigação, tanto na formação inicial, como na formação continuada, em todas as áreas do conhecimento, inclusive na Educação Matemática. Neste sentido, esse estudo objetiva apresentar as pesquisas em construção no Grupo Formação, Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, desenvolvidas pelos doutorandos e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que utilizam a Modelagem Matemática como possibilidade para a formação dos professores que ensinam matemática, assim como, para o ensino e aprendizagem na Educação Básica e no Ensino Superior. Foram apresentadas teses e dissertação em construção no âmbito do grupo de pesquisa, que dialogam com as ideias defendidas pela Modelagem Matemática,  e vão ao encontro dos estudos realizados no campo da Educação Matemática, que se preocupam com a promoção de um ensino de matemática diferenciado, com estratégias metodológicas que possibilitem uma aprendizagem com significado, além de permitir que professores que ensinam matemática possam refletir sobre as suas práticas pedagógicas, e as variadas formas de ensino.

Biografia do Autor

Carlson Guerreiro de Almeida , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutorando em Educação Matemática (PPGEduMat) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Especialização em Educação à Distância e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Iguaçu (FI). Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Iguaçu (FI). Graduado em Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Cursando Segunda Graduação em Licenciatura em Matemática na Uniplena Educacional. Bolsista CAPES. Participante do Grupo de Formação, Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GFEPEM). Participante no Projeto de Pesquisa intitulado Etnomodelagem e Resolução de Problemas: possibilidades para o ensino e aprendizado de Matemática na Educação Básica da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Participante do Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Diversidade Cultural (GPEMDiC) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Possui experiência no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, como professor de Matemática.

Débora, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

ossui Graduação em Matemática (licenciatura) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus de Ponta Porã - MS (2016). Mestre em Educação Matematica pelo Universidade Federal de Mato Grosso do sul - Campo Grande. Doutoranda em em Educação Matematica pelo Universidade Federal de Mato Grosso do sul - Campo Grande. PPegdumat. participante do Grupo da Formação, Estudos e Pesquisa em Educação Matematica.(GFEPEM). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) MAT/Conexão de Saberes. É colaboradora do projeto Formando professores para o ensino de Matemática - um elo entre a teoria e prática; colaboradora do projeto LEPMAT- Laboratório de ensino e pesquisa em matemática; é professora da da rede publica de ensino de Mato Grosso do sul, e do municipio de Campo Grande.

Cláudia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Graduada em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Campo Grande-MS.

Referências

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Publicado
2024-12-20
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVIII SESEMAT - 2024