GRUPOS DE FORMAÇÃO, ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA:
PESQUISAS SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA
Resumo
Os grupos de pesquisas se estabelecem como um ambiente de investigação, tanto na formação inicial, como na formação continuada, em todas as áreas do conhecimento, inclusive na Educação Matemática. Neste sentido, esse estudo objetiva apresentar as pesquisas em construção no Grupo Formação, Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, desenvolvidas pelos doutorandos e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que utilizam a Modelagem Matemática como possibilidade para a formação dos professores que ensinam matemática, assim como, para o ensino e aprendizagem na Educação Básica e no Ensino Superior. Foram apresentadas teses e dissertação em construção no âmbito do grupo de pesquisa, que dialogam com as ideias defendidas pela Modelagem Matemática, e vão ao encontro dos estudos realizados no campo da Educação Matemática, que se preocupam com a promoção de um ensino de matemática diferenciado, com estratégias metodológicas que possibilitem uma aprendizagem com significado, além de permitir que professores que ensinam matemática possam refletir sobre as suas práticas pedagógicas, e as variadas formas de ensino.
Referências
ALMEIDA, C. G. de; SILVA, A. R. da; SOUZA, D. C. de; ROSA, C. C. da. GRUPO DE FORMAÇÃO, ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Fomentando a Modelagem Matemática no Mato Grosso do Sul. In: XII CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12ª, 2023, Porto Alegre. Anais… Porto Alegre: UFRGS, 2023, p. 1-15.
ALMEIDA, Lourdes Maria Werle; DIAS, Michele Regiane. Um estudo sobre o uso da Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem. Bolema-Boletim de Educação Matemática, v. 17, n. 22, p. 19-35, 2004. Disponível em https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10529, Acesso em 20/07/2024
ALMEIDA, L. M. W.; BRITO, D. dos S. Atividades De Modelagem Matemática: que sentido os alunos podem lhe atribuir. Ciência & Educação, Bauru, v.11, n. 3, p. 483- 498, 2005.
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2006. 3.ed. 389 p
BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. Reunião anual da ANPED, v. 24, n. 2001, p. 01-15, 2001.
D’AMBRÓSIO, U. Da realidade à ação: reflexões sobre a educação matemática. Campinas: Ed. da Universidade Estadual de Campinas, 1986.
D'AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
ROSA, Cláudia C. A formação do professor reflexivo no contexto da Modelagem Matemática. 2013. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2013.
ROSA, C. C. da. MODELAGEM MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um diálogo entre ensinar e aprender. Perspectivas da Educação Matemática - INMA/UFMS, v. 11, n. 25, p. 241-258, 2018.
SOUZA, D. C. de. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E MODELAGEM MATEMÁTICA: um estudo envolvendo o ensino de matemática na formação de pedagogos. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2020.
TORTOLA, EMERSON. Os usos da linguagem em atividades de modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2012.