EDUCAÇÃO EM ÁREAS RURAIS:
UM PANORAMA DAS PESQUISAS PRODUZIDAS EM MATO GROSSO DO SUL NOS ÚLTIMOS ANOS
Resumo
O texto a seguir faz parte de uma pesquisa de mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Se refere portanto a revisão de literatura que foi essencial para compreender quais as pesquisa sobre Educação do Campo e Educação Matemática em escolas em comunidades rurais de Mato Grosso do Sul. Identificamos nos trabalhos tanto as contribuições quanto as lacunas no conhecimento existente, situando a pesquisa atual no contexto das investigações prévias e destacando sua relevância. A revisão também ajuda no aprofundamento e compreensão dos desafios enfrentados pelas escolas do campo, como demonstrado nas pesquisas de Silva (2019) e Jesus (2022). Além disso, oferece uma base teórica e metodológica sólida, identificando abordagens reconhecidas, como as de Assunção (2021) e Silva (2021), assegurando o rigor científico. A contextualização da pesquisa no panorama mais amplo da Educação do Campo evidencia como ela se relaciona com outros estudos, promovendo o avanço do conhecimento. Por fim, a revisão identifica novas perspectivas inovadoras, como a educação matemática contextualizada, fornecendo reflexões para práticas pedagógicas mais significativas.
Referências
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